As redes sociais fazem parte da vida de (quase) todos. E também são importantes vitrines para se apresentar ao mercado de trabalho, por meio de ferramentas como o LinkedIn, Flickr, Behance, entre outros. Ético ou não, o fato é que muitas empresas têm usado as redes sociais para conhecer um pouco mais sobre o perfil e hábitos de seus possíveis funcionários. Segundo a última edição da pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar 83% dos empregadores afirmaram usar ferramentas como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram na hora de selecionar seus funcionários. Assustou? Então é bom ficar de olho nas postagens! No UFJF Oportunidades de hoje reunimos alguns erros mais comuns que podem acabar tirando aquela tão desejada vaga.
Publicar fotos ou informações inadequadas
Cada um tem a liberdade de postar o que bem entender nas redes sociais. No entanto, alguns tipos de postagens ou fotos podem trazer uma imagem não muito legal. Mesmo os profissionais maiores de idade podem ser prejudicados por fotos com bebidas alcoólicas ou drogas em redes sociais. Beber socialmente é aceitável, mas aquela foto que os amigos te marcam totalmente comprometedora pode não ser bem vista ou interpretada!
Reclamar de ex-colegas ou da empresa anterior
Parece óbvio, mas muitos de nós já vimos aquele post: “odeio o meu trabalho”, “meu chefe é um saco” e desabafos semelhantes, né? Se a pessoa falou mal do último local em que trabalhou, o que o impede de fazer comentários negativos sobre sua futura empresa? A discrição vale também para um processo seletivo. Não se deve fazer comentários sobre a empresa da vaga a que está concorrendo nem sobre os recrutadores.
Postam informações discriminatórias relacionadas à raça, gênero, religião e assuntos polêmicos
Cada pessoa tem sua opinião, mas algo que todos devemos ter em comum é o respeito mútuo. As empresas sempre buscam funcionários que vão manter um ar harmonioso e respeitoso em suas instalações. Mesmo que o candidato ou o funcionário escreva algo em tom de piada, esse tipo de postagem nunca é bem-visto e pode custar sua vaga de emprego. Um caso recente foi de um brasileiro, ilustrador dos estúdios da DC (Liga da Justiça, Batman) que fez um comentário infeliz sobre um caso de estupro coletivo no Brasil. O resultado? A empresa ficou sabendo e ele foi demitido (leia a notícia completa aqui). Vale ressaltar que racismo e homofobia são crimes.
Erros Ortográficos
Pode parecer uma bobagem, mas muitas empresas ficam atentas ao uso do bom e velho português! Ninguém irá te cobrar que você seja um expert da língua (dependo da sua função), mas é sempre bom não cometer erros grosseiros.