Refletir sobre os problemas do mundo moderno é a proposta da exposição que estreia na Galeria Renato de Almeida do Centro Cultura Pró Música/UFJF, nesta sexta-feira, dia 1º de julho, às 20h. “Nos Amis ou a Fauna” reúne 15 obras de Gilberto Medeiros, que utiliza de aquarelas até colagens e intervenção digital para expressar o uso excessivo das redes sociais e a utilização das tecnologias digitais como extensão do corpo, causando sensações de estagnação e constante falta de tempo. O objetivo é despertar no espectador sua visão crítica entre a relação cada vez mais estreita do ser humano com o mundo tecnológico.
As obras de Gilberto Medeiros mesclam o street style dos grafites com o visual de cartuns, games e filmes, adicionando um traço individual e moderno em suas ilustrações. As cores são o ponto forte dos trabalhos, além das referências a personagens mitológicos e cotidianos, que se misturam para representar esse universo multifacetado do mundo atual. O artista foi um dos selecionados no Edital de Ocupação Artística da Galeria Renato de Almeida, lançado este ano pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFJF.
O artista
Gilberto Medeiros é graduado em Moda e Figurino pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, e é acadêmico do curso de Artes e Design da UFJF. Atua como design e ilustrador no mercado de Juiz de Fora e do Rio de Janeiro. Já participou de coletivas e, em 2009, venceu o Concurso de Criação de Personagens para o Caderno de Moda do “Jornal do Brasil”, no Rio de Janeiro.
A exposição pode ser visitada até 17 de julho, das 9h às 18h, e a entrada é franca. A Galeria Renato de Almeida do Centro Cultural Pró-Música/UFJF fica localizada na Avenida Rio Branco 2.329, no Centro da cidade.
Outras informações: (32) 2102-3964 (Procult-UFJF)