Randall Jackson 2 - professor americano - encontro de economia aplicada Foto Alexandre Dornelas

Randall Jackson: “É muito bom poder falar sobre pesquisa e estudos em economia com jovens, porque são eles que vão entrar no mercado para transformar o futuro” (Foto: Alexandre Dornelas)

“Estamos aqui para produzir conhecimento e, dessa forma, melhorar o jeito como as coisas funcionam no mundo econômico e, por consequência, seus impactos na sociedade.” A afirmação é do professor da West Virginia University (EUA), Randall Jackson, que abriu, nesta quarta-feira, dia 22, o II Encontro de Economia Aplicada. O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPG em Economia) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  termina nesta quinta, 23, e tem por objetivo congregar pesquisadores e profissionais da comunidade acadêmica e debater questões importantes para a economia brasileira.

Com pesquisas na área da geografia econômica regional, Jackson dividiu experiências e métodos de pesquisas com os membros presentes na palestra, além de destacar a importância dos jovens e estudantes para a mudança do cenário atual da economia mundial. “É muito bom poder falar sobre pesquisa e estudos em economia com jovens, porque são eles que vão entrar no mercado para transformar o futuro. Minha mensagem hoje é de esperança e, principalmente, de motivação para que esses novos profissionais possam ser capazes de diagnosticar problemas e propor soluções de forma eficiente.”

Jackson também falou sobre a crise econômica pela qual o Brasil está passando, sendo que o destaque foi para a ajuda que a universidade pode dar para a solução de problemas. “Com os conhecimentos produzidos na academia, através de pesquisas e debate, é possível se pensar soluções para uma crise como a qual o Brasil está passando. Esse é um retorno social que a universidade poder dar para o país.”

Participações internacionais

O II Encontro de Economia Aplicada também contará com participação de outros estudiosos estrangeiros, como Albert Satorra (Universitat Pompeu, Espanha) e Sergio Urzúa (University of Maryland, EUA). Para o professor do PPG em Economia, Fernando Perobelli a participação desses pesquisadores enriquece muito a formação dos estudantes que estão tanto na graduação como na pós-graduação. “É um networking incrível poder ter contato com trabalhos que estão sendo desenvolvidos em outras partes do mundo. Isso abre a visão dos estudantes aqui presentes.”

Com todas as palestras alinhadas com as linhas de pesquisas trabalhadas no PPG em Economia, o coordenador do evento, Ricardo Freguglia, pondera que este é um ótimo espaço para a discussão dos estudos feitos na Universidade e a avaliação dos projetos. “É um momento que permite o debate aberto das pesquisas feitas na UFJF e como elas se colocam frente a uma realidade global.”

Confira a programação completa do II Encontro de Economia Aplicada da UFJF

Outras informações: (32) 2102-3543 (Programa de Pós-Graduação em Economia-UFJF)