A Faculdade de Medicina da UFJF sedia nos dias 23 e 24 de junho o Congresso de Pediatria 2016: Temas atuais. O evento, organizado pela Liga Acadêmica de Pediatria (LAP), é voltado para os alunos de cursos da área de saúde e trará discussões sobre assuntos frequentes na área de pediatria, como zika vírus e reflexos em gestantes e fetos.
Segundo a presidente da LAP, Jéssica Taranto, o conhecimento na área da pediatria é fundamental para qualquer profissional de saúde devido às peculiaridades das crianças e dos adolescentes. “Buscamos escolher temas amplamente discutidos na sociedade, como o zika vírus e suas consequências, e a violência contra a criança. Também iremos apresentar as atualizações no cuidado médico na sala de parto e no socorro a pacientes com uma parada cardiorrespiratória”, explica.
O evento contará com a presença de professores da faculdade de Medicina da UFJF, com a psicóloga do Hospital Universitário Cacilda Andrade de Sá e com as médicas convidadas Flávia Demian, falando sobre hipertensão pediátrica, Patrícia Brandão falando sobre dor na UTI neonatal e Marcella Cantagali, falando sobre as atualizações no Suporte Avançado de Vida (ACLS). Já a palestra sobre zika vírus, será abordada de forma integral, mediada pela neurologista Ivy Rosa, pela infectologista pediátrica Ana Lúcia Guedes e por Elizabeth Campos, especialista em ultrassonografia transfontanela, exame utilizado para avaliar o neurodesenvolvimento infantil em caso de microcefalia.
As inscrições para o evento podem ser feitas com os membros da liga, mediante ao pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30. O credenciamento terá início no dia 23, quinta-feira, às 17h30 no anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde.
Confira a programação completa
Liga Acadêmica de Pediatria
A Liga Acadêmica de Pediatria da UFJF tem como objetivo promover a alunos de graduação maior oportunidade de contato com as diversas áreas da pediatria. Segundo Bryan Marques, membro da diretoria da Liga, isso é feito através de estágios no HU e DSCA que transitam entre as diversas subespecialidades médicas infantis, propiciando para os alunos no início do curso uma vivência maior da prática médica nesta área. Atualmente, a liga conta com 18 integrantes do quarto ao nono período e cinco diretores sob a tutoria de Marta Cristina Duarte. O grupo realiza também reuniõescientíficas periódicas, aulas sobre temas em pediatria e intervenções na comunidade.
Outras informações: Liga Acadêmica de Pediatria
Página do evento no Facebook