Após dois anos sem representantes, DCE voltará   (Foto: Rafaela Almeida)

Seis grupos disputam o DCE (Foto: Rafaela Almeida)

Seis chapas disputam o Diretório Central dos Estudantes da UFJF. Os grupos já começaram a campanha eleitoral, organizando ações nas redes sociais, além de promoverem eventos e debates para discutir suas propostas e ideias. A campanha vai até o dia 5 de julho e a consulta eleitoral acontece nos dias 6 e 7. Podem votar alunos da graduação ou matriculados em disciplinas isoladas. Serão disponibilizadas 20 seções eleitorais, sendo duas delas no Campus de Governador Valadares.

Durante o período de campanha serão organizados três debates entre as chapas, dois em Juiz de Fora e um no Campus de Governador Valadares, as datas ainda não foram definidas. Será permitido também para cada chapa promover uma festa para arrecadar fundos para a campanha, o que será supervisionado pela comissão eleitoral evitando possíveis irregularidades.

Segundo a comissão eleitoral, a previsão é de que o resultado das eleições seja divulgado logo após a apuração dos votos, ainda no dia 7 de julho, ou até a madrugada do dia 8. A homologação e posse da chapa vencedora acontece no dia 14 de julho. Em caso de empate, haverá um prazo de cinco dias úteis para campanha eleitoral, e uma nova consulta será feita em segundo turno, que acontecerá em um dia.

O DCE está sem representantes desde 2014. Neste período, os alunos se organizaram através do Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos (Concada), inclusive indicando representantes, por meio de votação no Concada, para ocuparem as cadeiras no Conselho Superior (Consu), instância máxima de deliberação na Universidade. O DCE possui sete cadeiras no Consu, assim como representantes em diversos outros conselhos e comissões, garantindo que os direitos do corpo discente da instituição sejam sempre respeitados.

Confira as chapas que disputam o DCE:

Chapa 1 – Pro Dia Nascer Feliz – Lídia Meggiolaro (Medicina Veterinária) e Ramon Esteves (História), coordenadores gerais de JF; Thauane Lopes Cardoso (Administração) e Yuri Lomar de Araújo (Medicina), coordenadores gerais de GV.

Chapa 2 – Lutar Sem Temer – Chapa horizontal, sem representação de presidente e vice

Chapa 3 – Amanhecer Popular – De Mãos Dadas com a DemocraciaChapa horizontal, sem representação de presidente e vice

Chapa 4 – Marco ZeroCoordenador Geral: Arthur Avelar (Engenharia de Produção) e Coordenador de Gestão: Lucas Sidrach (Artes e Design)

Chapa 5 – Não Temos Tempo de Temer – Ainda não divulgaram nomes de presidente e vice