Na próxima terça-feira, 14, a UFJF irá receber a palestra “Pesquisa Transnacional e Serviços de Plataformas Tecnológicas na Fiocruz”, ministrada pelo pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Wim Degrave. Dedicado a trabalhos no campo da genética, o cientista belga irá compartilhar as pesquisas e tecnologias mais recentes em desenvolvimento na Fiocruz.

Organizado pelos professores Leandro Resende e Antônio Márcio do Carmo, do Departamento de Clínica Odontológica da UFJF, e pela professora Letícia Moura, do Departamento de Patologia da Medicina, o evento tem como objetivo aproximar a Fiocruz da UFJF. Atualmente, os professores Antônio Márcio e Leandro coordenam um projeto para inaugurar o primeiro bio-banco de Minas Gerais a armazenar e pesquisar células tronco retiradas de polpas de dente, ainda sendo avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para se formalizar.

Além de compartilhar os conhecimentos e tecnologias produzidos pelas duas instituições, a palestra deverá ser o ponto de partida para futuros projetos em parceria. Após a fala de Degrave, os organizadores do evento pretendem se reunir e formular uma ideia de projeto, que incluirá egressos da UFJF que realizam seus doutorados na Fiocruz.

Apesar de voltado para os coordenadores e alunos dos cursos de pós-graduação de Odontologia e Medicina, o evento é aberto para todos os estudantes e para a comunidade. A princípio, a palestra será realizada no Anfiteatro da Pós-graduação em Odontologia, com início marcado para as 11h. Mas, se o público exceder a expectativa, o evento será transferido para o Anfiteatro da Faculdade de Odontologia, com maior capacidade.

Outras informações: (32) 2102-3851 (Faculdade de Odontologia)