A disciplina Práticas Educativas em Saúde da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem oferecido mais cedo o contato do graduando com usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é que o aluno aprenda a utilizar metodologias e instrumentos exigidos durante o curso. “A ideia é fazer o aluno ter um convívio mais cedo com as atividades que realizarão na profissão”, afirma a professora Ângela Gonçalves .
A prática acadêmica era oferecida no último período da graduação. No semestre passado, a disciplina entrou em vigor em função da mudança de currículo ocorrida em 2015. Por conta disso, no último semestre a disciplina passou a ser trabalhada em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em ONGs, como a Associação de Apoio a Crianças e a Idosos (AACI), e no Hospital Universitário (HU) unidade Santa Catarina.
Os estudantes visitam os locais e abordam assuntos atuais de saúde. “Os alunos montam uma roda de conversa com temas como dengue, gripe H1n1, descarte adequado de lixo e uso racional da água. Os usúarios de saúde podem variar entre crianças e idosos e jovens de acordo com Ângela. ”Atualmente, com os idosos eles estão conversando sobre as variadas atividades físicas e a importância das mesmas na saúde.”
Atualmente, a turma, com 16 alunos, dedicam-se à AACI, tendo por objetivo melhorar a qualidade de vida de crianças e idosos carentes da Zona Norte de Juiz de Fora, no âmbito físico, emocional, social e intelectual. A instituição oferece oficinas e donativos aos necessitados.
A AACI conta com a participação de voluntários e foi definida pela coordenação do curso de Enfermagem para ser assistida. As instituições passam por uma avaliação antes de serem escolhidas, para que o direção do curso defina se é possível atender as necessidades e os objetivos da disciplina.
Outras informações: (32) 2102–3821 (Faculdade de Enfermagem-UFJF)