Defesa foi feita por Mariana Geny Moreira do Programa de Pós-graduação em Energia Elétrica (Foto: Caique Cahon)

Defesa foi feita por Mariana Geny Moreira do Programa de Pós-graduação em Energia Elétrica (Foto: Caique Cahon)

A discente Mariana Geny Moreira defendeu na última terça-feira, dia 31, a tese “Estatísticas de ordem superior para detecção, classificação  e identificação de distúrbios de qualidade de energia elétrica”, do Programa de Pós-Graduação em Energia Elétrica (PPEE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Orientada pelo professor Carlos Augusto Duque, a defesa foi realizada no Anfiteatro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.

O trabalho explora as estatísticas de ordem superior (higher-order statistics – HOS) para fins de detecção, classificação e identificação de distúrbios de qualidade de energia elétrica. As HOS vem sendo amplamente discutidas e empregadas em diversas áreas do conhecimento nas últimas duas décadas, e possui aplicações nas mais diversas áreas, como biomedicina, geologia, física e engenharia. Em todos esses setores a técnica mostra-se uma poderosa ferramenta de extração de parâmetros, inclusive para análise de sinais de tensão e corrente do sistema elétrico.

As aplicações envolvendo qualidade de energia elétrica têm atraído grande interesse nos últimos anos, já que problemas desse tipo podem acarretar perdas significativas aos consumidores, tanto nos de grande porte como as industrias como também aos usuários. As estruturas propostas por este trabalho não incluem a utilização de filtros ou de outras técnicas computacionais, além da HOS, o que confere maior agilidade e menor complexidade à metodologia.

Para o  professor Carlos Augusto Duque a tese propõe um sistema de detecção, classificação e identificação de distúrbios de qualidade de energia o que facilita na identificação do problema. “A metodologia utilizada se compara a outras similares, a diferença é que as outras não separam as classes dos distúrbios. Identificar em harmônicos, sub-harmônicos e inter-harmônicos, facilita identificar o problema.”

Outras informações: (32) 2102-3402 (Faculdade de Engenharia)