Movimento LGBT foi tema de abertura (Foto: Twin Alvarenga)

Movimento LGBT foi tema de abertura com professor Ivaldo Lima (Foto: Twin Alvarenga)

Com a palestra “Vinte anos de Geografia e lutas sociais: os desafios e a espacialidade do movimento LGBT” foi realizada a abertura do XIX Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Sudeste (Eregeo- SE), nessa quinta-feira, 26. Ministrada pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ivaldo Lima, a palestra trouxe a discussão da geografia de gênero, lugar de encontro entre a variável de gênero e suas configurações espaciais incorporando princípios do(s) feminismo(s).

Segundo Lima, esses eventos são mais que debates científicos e acadêmicos, “eles representam mobilidades de corpos e ideias. As sexualidades são um cruzamento entre natureza e cultura”.

O professor ressaltou, ainda, que “a cultura heterossexual (heteronormatividade) é masculinista, isto é, toma o homem por superior às mulheres e com isso oprime as demais sexualidades. Nem todas as sociedades são regidas por ela, portanto não é aceitável. Com o avanço das lutas sociais, a cultura heterossexual está em crise.”

Na opinião do estudante de Ciências Humanas da UFJF, Álvaro Novais, “temos que debater o papel dos movimentos negros, dos LGBTs  no contexto urbano, e de que maneira a geografia está diretamente ligada a isso. Esses movimentos estão se apropriando dos espaços geográficos e percebe-se isso no visual das cidades, por exemplo.”

A estudante de Geografia da USP, Ana Luiza Silva, participa do seu primeiro Eregeo e surpreendeu-se: “achei as discussões interessantes. O evento é bem maior do que parece ser e é importante termos essas rodas de debate.”

Questões socioambientais relacionadas ao extrativismo e à mineração, e racismo nos espaços urbanos e rurais também serão debatidas no prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Ao todo, estão inscritos 450 alunos e alunas. Boa parte deles está acampada no Campus para não perder nada da programação.

O evento termina no domingo e reúne estudantes de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de São Paulo (USP), entre outras.

Outras informações: xixeregeose.wordpress.com