UFJF oferece vagas em 40 cursos; inscrições no Sisu começam na próxima segunda, 30 (Foto: Géssica Leine)

UFJF oferece vagas em 40 cursos; inscrições no Sisu começam na próxima segunda, 30 (Foto: Géssica Leine)

A Universidade Federal de Juiz de Fora está oferecendo 1.285 vagas para candidatos ingressantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no segundo semestre de 2016. As oportunidades são para os dois campi: são 1.005 vagas divididas entre 31 habilitações e bacharelados interdisciplinares no campus Juiz de Fora e 280 para nove cursos de graduação no Campus de Governador Valadares. A lista completa pode ser conferida aqui.

As inscrições deverão ser feitas entre os dias 30 de maio e 2 de junho no próprio site do Sisu. Os candidatos interessados em concorrer a uma das vagas devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e não podem ter zerado a prova de redação. As inscrições no Sisu são gratuitas e feitas apenas pela internet.

A UFJF utiliza o sistema para selecionar cerca de 70% das vagas de cursos de graduação. Dentre os cursos que disponibilizam maior número de vagas a serem preenchidas destacam-se o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, com 119 vagas, seguido do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, com 88, ambos no Campus de Juiz de Fora. Já no campus avançado de Governador Valadares os cursos de Medicina, Ciências Econômicas e Administração contam com 37 vagas. Confira a lista completa

Para a inscrição, o candidato escolhe duas opções de curso, indicando a ordem de preferência e a modalidade de concorrência – se é a partir de grupos de acesso ou não. Durante o período entre 30 e 1° de junho pode fazer alterações nestas opções, acompanhando, por meio do sistema, sua classificação parcial nos cursos escolhidos e a respectiva nota de corte. Porém, prevalecerá a última opção registrada até as 23h59 do dia 2.

No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.

O resultado da chamada única será divulgado em 6 de junho. A matrícula da chamada regular será divulgada em breve pela UFJF. Já os que quiserem participar da Lista de Espera deverão manifestar o interesse no site do Sisu entre 6 e 17 de junho. A partir do dia 23 as instituições começam a divulgar os nomes dos candidatos aprovados por meio da lista.

Leia o edital do MEC, que traz todas as informações sobre a edição 2016 do Sisu.