A Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, do dia 18 de maio até esta quarta-feira, 25, a primeira Semana Interna de Prevenção contra Acidentes no Trabalho (Sipat). Sediado no Auditório da Faculdade de Letras, o evento reuniu cerca de 102 profissionais terceirizados da equipe de manutenção da Universidade, entre pedreiros, técnicos em eletricidade e redes, serralheiros e demais responsáveis pelo suporte à infraestrutura da UFJF.
O coordenador de Eletricidade, Telefonia e Logística da Proinfra, Márcio Rezende, destacou que esta iniciativa é um esforço para alertar os trabalhadores sobre a necessidade de proteção no exercício de suas atividades. “Contamos com a fala de médicos do Hospital Universitário, enfermeiros e técnicos em segurança do trabalho para suprir a carência de informação.”
A UFJF tem hoje 22 subestações de energia elétrica no campus, mais de quatro mil quilômetros de redes de alta tensão e 260 mil metros quadrados de obras, que exigem maior cuidado e proteção por parte destes profissionais. “Os perigos invisíveis para estes trabalhadores são imensos. Os acidentes podem ser evitadas com uma maior atenção do profissional em serviço”, ressaltou Rezende.
Para os terceirizados, a ação já está surtindo frutos. “A 1ª Sipat veio só agregar. Já deu pra perceber que os colegas estão tomando maior consciência do que é a segurança do trabalho”, afirmou o técnico encarregado em manutenção elétrica, Carlos Alberto Lopes Santos, percebendo que os colegas já começaram a se cuidar melhor desde que o evento começou.
A Semana contou com um ciclo de palestras sobre temas como medicina do trabalho; utilização de equipamentos de forma individual e coletiva; normas específicas de segurança para o trabalho com redes elétricas; tabagismo e doenças sexualmente transmissíveis.