Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 23/05/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/faculdade-granbery-faz-dobradinha-no-feminino-e-eberth-vence-novamente/

Faculdade Granbery faz dobradinha no feminino e Eberth vence novamente

Com os tempos de 18min53s e 23min22s, os atletas Eberth Silvério (Vidativa) e Aline Barbosa (Faculdade Granbery/Educação Física) foram os vencedores da 7ª Corrida do Granbery, disputada neste domingo (22), em Juiz de Fora. Os dois haviam vencido a Corrida Unimed, disputada no início do mês, na Deusdetit Salgado. De acordo com os organizadores da prova, cerca de 1.450 corredores participaram dos 6,2km de corrida e dos 3km de caminhada.
No feminino, a dobradinha para a Faculdade Granbery/Educação Física foi garantida pela atleta Amanda Oliveira, que cruzou a linha de chegada na segunda colocação. Ela foi seguida por Aline da Silva Braga (Gemachon Tech/Tate Lyle), Talita Antunes (Vidativa) e Ivaniz Aparecida Ribeiro (Viva Chacarense). Robinson Gomes da Silva Jr (Cria UFJF), Flávio Stumpf (R21 Sports/Pódio das Frutas), Jocemar Fernandes (Viva Chacarense) e Antônio José Gonçalves da Silva (R21 Sports/Pódio das Frutas) foram os corredores que completaram o pódio masculino.
Entre os Portadores de Deficiência (PCD’s), os vencedores foram Robson Andrade de Lima (Super Amigos) e Hionara Botti Motta (Clube Bom Pastor), com os tempos de 23min17s e 34min08s, respectivamente.
Na disputada por equipes, Vem Correr foi o grupo vencedor entre os homens, com 378 pontos. Com 363, Viva Chacarense liderou a disputa feminina. Entre os PCD’s, o ACJF/JF Paralímpico venceu nas duas categorias.
A próxima prova do 30º Ranking de Corrida de Rua de Juiz de Fora será o Running Music Show, marcada para o dia 4 de junho, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. A largada está prevista para às 19h. A prova substitui a Corrida Liga de Ouro.
Confira os tempos extraoficiais de todos os participantes:
EXTRAOFICIAL – GERAL FEMININO – VII CORRIDA DO GRANBERY
EXTRAOFICIAL – GERAL MASCULINO – VII CORRIDA DO GRANBERY
EXTRAOFICIAL – EQUIPES FEMININAS – VII CORRIDA DO GRANBERY
EXTRAOFICIAL EQUIPES MASCULINAS – VII CORRIDA DO GRANBERY
EXTRAOFICIAL FAIXA ETÁRIA FEMININA – VII CORRIDA DO GRANBERY
EXTRAOFICIAL – FAIXA ETÁRIA MASCULINA – VII CORRIDA DO GRANBERY
EXTRAOFICIAL – PCDs – VII CORRIDA DO GRANBERY

____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 23/05/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/miss-e-mister-gari-sao-eleitos-no-cine-theatro-central/

Miss e Mister Gari são eleitos no Cine-Theatro Central

Os servidores Regina Célia Ávila, 40 anos, e Carlos Fernando Barbosa, 45, foram eleitos, respectivamente, como “Miss e Mister Gari” no concurso promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) na noite do último domingo (22) no Cine-Theatro Central. Ao contrário das edições anteriores, os candidatos puderam levar seus familiares, o que garantiu uma noite animada.
O concurso reuniu, ao todo, 26 candidatos, sendo 21 mulheres – até a data do evento seriam 22, mas uma delas teve um problema familiar e desistiu de participar – e cinco homens. Além da Miss e do Mister, Viviane Ramalho, 28, foi eleita Miss Simpatia 2016. Os cinco jurados avaliaram os seguintes critérios: simpatia, elegância e desenvoltura. Cada um deles recebeu pontuação de zero a cinco. Quem somou mais pontos foi o vencedor em cada categoria.

A Miss e o Mister Gari receberam como prêmio um vale compra no valor de R$ 1 mil. Já a Miss Simpatia e o segundo colocado na categoria masculina receberam o vale no valor de R$ 600. O evento acontece na cidade em comemoração ao Dia do Gari, celebrado no dia 16 de maio. Ele ainda tem como objetivo prestigiar as servidoras e os servidores que dedicam seu trabalho em prol de Juiz de Fora.

____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 23/05/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-sedia-encontro-regional-de-geografia/

UFJF sedia encontro regional de geografia

A 19ª edição do Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Sudeste (Eregeo-SE) será sediada na UFJF, entre os próximos dias 26 e 29, no Instituto de Ciências Humanas (ICH). Segundo a UFJF, a temática central do evento será “Geografia e lutas sociais: espaço e sociedade em transformação”. O propósito do encontro é agregar uma formação política aos debates, mostrando aos estudantes a necessidade de a Geografia estar inserida nos movimentos sociais e na luta política. Na programação, estão rodas de conversa, trabalhos de campo, oficinas, minicursos e atividades culturais. Outras informações estão disponível na página do Eregeo-SE.

____________________

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata-MG

Data: 23/05/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/05/inscricoes-abertas-para-mutirao-de-cirurgias-plasticas-do-hu-ufjf.html

Inscrições abertas para mutirão de cirurgias plásticas do HU-UFJF

Estão abertas as inscrições para o mutirão de cirurgias plásticas programado pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF).

As cirurgias serão gratuitas e destinadas aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que tenham queimaduras tratáveis, avaliadas após triagem pelo corpo técnico do HU-UFJF.

O serviço faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Queimaduras, promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A Campanha ocorre entre os dias 6 e 10 de junho. A ação ainda prevê a divulgação de medidas preventivas de lesões por queimaduras.

Os interessados devem procurar o ambulatório do HU-UFJF, no Bairro Dom Bosco, até a próxima sexta-feira (27) para fazer a seleção e triagem. É preciso levar o documento de identidade e o cartão do SUS.

O atendimento é de segunda a sexta-feira. Nesta terça (24), o horário de funcionamento será das 13h às 16h, na quarta (25) das 7h às 11h, na quinta (26) a partir das 17h e na sexta-feira (27), das 13h às 16h.

____________________

Veículo: MGTV

Editoria: Zona da Mata-MG

Data: 23/05/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/integracao-noticia/videos/v/estao-abertas-as-inscricoes-para-o-projeto-som-aberto-da-ufjf/5042234/

Estão abertas as inscrições para o projeto ‘Som Aberto’ da UFJF

A UFJF está retomando um projeto musical tradicional na cidade e pode ser uma chance de mostrar o talento.

____________________

Veículo: MGTV

Editoria: Zona da Mata-MG

Data: 23/05/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/mgtv-1edicao/videos/v/acervo-de-museu-esta-guardado-em-sala-da-ufjf/5043025/

Acervo de museu está guardado em sala da UFJF

Mais de 123 mil peças de cerâmica indígena, fosseis e outros fragmentos arqueológicos estão guardados dentro de caixas numa sala da Universidade Federal de Juiz de Fora. O valor histórico pra pesquisa é indiscutível. Só agora é que começaram as pesquisas no material. Algumas peças foram danificadas, porque estavam mal acondicionadas e a UFJF tem 5 meses para organizar um museu de arqueologia e etnologia americana.

____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cutura

Data: 24/05/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/dupla-afinada/

Dupla afinada

O projeto de música instrumental Dois Nós, de Daniel Lovisi (violão) e Rick Vargas (percussão), lança nesta terça-feira o seu trabalho de estreia, “Nascer das águas”, com direito a show no Mamm, às 20h, com as participações especiais de Dudu Lima (contrabaixo), Leandro Domith (acordeom) e Tiago Calderano (vibrafone). O repertório terá
as canções do disco e mais versões para composições de Hermeto Pascoal e Juarez Moreira.
O álbum, produzido por meio da Lei Murilo Mendes, foi gravado em duas etapas durante o ano de 2014, nos estúdios Versão Acústica (São João Nepomuceno) e Nave (Juiz de Fora), com direção musical de Daniel, Rick e Dudu Lima. “É um projeto que é como um filho”, diz “Tivemos muito tempo para planejar a concepção musical. Além disso, o Dudu (Lima) deu várias ideias para os arranjos, que foram ficando cada vez mais diferentes.”
Das dez canções, sete são de autoria de Daneil Lovisi, e as outras três, versões para composições de Toninho Horta (“Pilar”) e Radamés Gnattali (“Estudo 1″ e “Estudo 5″). “As duas do Radamés são peças para violão que recriamos para violão e percussão”, explica Daniel Lovisi, que comenta ainda o desafio da releitura. “Como elas foram muito gravadas, é sempre complicado quando há regravações que foram benfeitas. Para nós, o interessante foi trabalhar nessa formação de duo, com violão e percussões. O primeiro lance que torna essas versões diferenciadas são os instrumentos usados. A do Toninho era para um grupo instrumental grande, e o desafio foi reduzir isso para nosso formato.”
“Ele (Daniel) trouxe o ‘Estudo 1′, e eu nem sabia que era apenas para violão, e eu disse que caberia um pandeiro mais reto”, complementa Rick Vargas. “Já com o ‘Estudo 5′, que eu já conhecia, tive mais trabalho, porque tinha uma afinação diferente, então procurei instrumentos que tivessem mais a ver com esse clima de interior.” O modo como as releituras foram criadas refletem, de acordo com o percussionista, como funciona a dinâmica da dupla. “Geralmente o Daniel vem com uma ideia já formada da música, da melodia, e eu fico com a parte rítmica. Mas em algumas, como ‘Choro da madrugada’, que ele disse que seria um choro, eu falei que o ritmo era mais para bolero, então fiz uma percussão que ajudou a transformá-la.”
Apesar de as dez canções de “Nascer das águas” serem instrumentais, Daniel e Rick tiveram a inquietação de imaginar que tipo de inspiração para artistas de outros formatos. Por isso, os dois convidaram Bella Mendes e Júlio Satyro para criarem poemas inspirados nas composições, que podem ser conferidos no encarte do álbum. “Eu, particularmente, sempre tenho experiências quando ouço música instrumental. É normal viajar e fazer associações com imagens, lembranças”, diz Daniel Lovisi. “Então pensei em trazer a contribuição do Júlio e da Bella para saber o que eles teriam a fazer a partir dessa atmosfera musical. Foi uma relação da nossa música com um nova forma de arte, e isso acrescentou muito ao disco e compôs uma nova face do trabalho.”
DOIS NÓS
Lançamento do álbum ‘Nascer das águas’
Nesta terça-feira, às 20h
Mamm
(Rua Benjamin Constant 790)

____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Política

Data: 24/05/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/comenda-sera-entregue-hoje/

Comenda será entregue hoje

Vinte e oito personalidades que se destacaram na defesa dos interesses culturais, sociais, econômicos, políticos e humanitários de Juiz de Fora serão agraciadas com o “Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld”, hoje, em solenidade realizada na Estação São Pedro (ver quadro). A homenagem marca também a comemoração do
aniversário de 166 anos da cidade, celebrado no próximo dia 31.
O vice-governador de Minas, Toninho Andrada, estará presente. Ele irá receber a comenda com a qual foi agraciado em 2013.
Os agraciados foram escolhidos pelo Conselho do Mérito, constituído por representantes dos descendentes do engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld, da Prefeitura de Juiz de Fora, Funalfa, Câmara Municipal, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora.
O Mérito Comendador Henrique Halfeld foi instituído em 1973 pela Lei 4.496, e tem como finalidade distinguir cidadãos e instituições com relevantes serviços prestados à sociedade juizforana.

____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 24/05/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/jf-recebe-semana-mundial-do-brincar/

JF recebe Semana Mundial do Brincar

Entre os dias 3 e 5 de junho, Juiz de Fora recebe a edição 2016 da Semana Mundial do Brincar. O evento, promovido internacionalmente pela Aliança pela Infância, traz este ano o tema “O brincar que encanta o lugar”, uma tentativa de despertar para a necessidade de se abrir espaço e tempo para o brincar livre na infância. A ideia é que famílias, educadores e adultos mantenham e nunca percam o encantamento de seu olhar sobre a infância, que estimulem e propiciem lugar e tempo para a criança brincar. As atividades são pensadas para que os pequenos possam, com sua criatividade e imaginação, encantar ruas, praças, casas e escolas. A Semana do Brincar reúne parceiros em Juiz de Fora como a UFJF, os movimentos sociais Aliança de Mulheres pela Maternidade Ativa (AMMAJF), Rede Luz e o
Museu Mariano Procópio.
No dia 3 de junho, serão realizadas atividades com adultos, no formato de oficinas, que favoreçam vivências e reflexões sobre o brincar como atividade autoral que nos constitui como humanos. As oficinas, que acontecem na Faculdade de Educação da UFJF, são voltadas para estudantes da pedagogia e demais licenciaturas, e estão abertas a todos os interessados na temática. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas meia hora antes, nas salas onde serão realizadas. No mesmo dia, das 14h às 16h, o Grupo de Pesquisa Ambientes e Infâncias (Faced/UFJF), realiza uma tarde lúdica com crianças assistidas na Creche Comunitária Leila de Mello Fávero, no Bairro São Pedro. A atividade leva o nome de “Brinquedos e brincadeiras na creche”, que contempla estudo realizado neste tipo de
instituição.
No dia 4 de junho, acontece uma edição especial da Roda de Conversa da AMMAJF, coordenada pela pedagoga Ana Paula Roos, mestre em Educação e em processo de especialização na Pedagogia Waldorf. A roda será no Museu Mariano Procópio, das 10h ao meio-dia. Neste mesmo local, será realizada também uma oficina sensorial para bebês de até 2 anos. A intenção é ter uma atividade para as crianças enquanto os pais participam da Roda de conversa. Ainda no dia 4, às 15h, acontece o “Nossa Horta”, um projeto do condomínio Neo Residencial, que promove o plantio de legumes, verduras e frutas com a participação das crianças que residem no condomínio.
Já no dia 5 de junho, será o Dia do Brincar, com todos os parceiros reunidos no Museu Mariano Procópio para atividades abertas ao público em geral. Serão oferecidas brincadeiras diversas, oficinas de brinquedos e oficina de circo com a trupe carioca Meleka de Jacaré.
Confira a programação completa:
Dia 03/06 – Sextafeira
Oficinas na Faculdade de Educação/UFJF
JOGO DA TEIA – uma abordagem sistêmica aplicada de forma lúdica à aprendizagem
Responsável: Gal Santana
Objetivo: transmitir o pensamento sistêmico de forma lúdica incentivando a sua inclusão nos ofícios que tenham como propósito a aprendizagem
Número de participantes: entre 15 e 25
Horário e local: 19h às 21 h (sala 16)
CORPO, MOVIMENTO, ENERGIA E CONTATO
Responsável: Gilmara Cardozo Soares
Objetivo: levar os participantes a entrar em contato com o seu corpo, suas emoções e sua energia de forma lúdica através de brincadeiras que despertem seus sentimentos adultos e infantis.
Número de participantes: até 30
Horários e locais: 9h às 11 h (sala 21) e 19 às 21 h (sala 22)
RODADANÇA
Responsável: Gisela Marques Pelizzoni
Objetivo: propiciar a vivência da cultura tradicional infantil por meio de cantigas, brinquedos, brincadeiras e os contos de tradição oral.
Número de participantes: até 30
Horários: 9h às 11h (sala 15) e 19 às 21 h (sala 15)
BRINCAR: POTÊNCIA DE INVENÇÃO

Responsável: Ana Rosa Picanço Moreira
Objetivo: Vivenciar e refletir criticamente sobre as possibilidades do brincar no aprendizado e desenvolvimento de crianças e como atividade constitutiva do ser humano, tendo como referência teórico-metodológica a abordagem histórico-cultural.
Número de participantes: até 25
Horários: 9h às 11h (sala 23) e 19 às 21h (sala 23)
GERANDO ENCANTOS
Responsável: Carolina Duarte
Objetivo: Reflexão sobre uma nova forma de gestar e nascer. Gerar uma nova vida e conviver com uma criança pode ser um convite a um novo modo de habitar o mundo.
Número de participantes: até 25
Horários: 19h às 21h (sala 21)
Atividade na Creche Comunitária Leila de Mello Fávero
14h às 16h – Brinquedos e brincadeiras na Creche – grupo de Pesquisa Ambientes e Infâncias (Faced/UFJF) – Av. Pres. Costa e Silva, 1989, bairro São Pedro
Dia 04/06 – Sábado
Museu Mariano Procópio
10h às 12h – Roda de conversa da Aliança de Mulheres pela Maternidade Ativa (AMMAJF) com o tema “O brincar livre na primeira infância” – Jardins do Museu Neo Residencial
15h às 18h – Nossa horta – Neo Residencial fica à Rua Eduardo Sathler, 2, bairro Borboleta
Dia 05/06 – Domingo
Museu Mariano ProcópioJardins
do Museu
9h às 12h – Oficina de Barangandã com o grupo AMMA, Corrida de saco com a Rede Luz , Cantiga de roda, casinha de boneca e pião de revista com o grupo musical RodaDança, Aula de circo para todas as idades – com a trupe Meleka de Jacaré no Circo Teatro-Vivo