O projeto de extensão “Conjuntura e Mercados Consultoria Jr.” (CMC Jr.), vinculado à Faculdade de Economia da UFJF, acaba de lançar o Boletim Trimestral CMC Jr., publicação que analisa o desenvolvimento econômico brasileiro no último trimestre. Elaborado por membros da CMC Jr, o boletim traz análises fundamentadas nas áreas de macroeconomia, setorial, regional e valuation.
Na macroeconomia, a análise gira em torno de diferentes indicadores da economia, como inflação, PIB e desemprego. Na setorial, o objetivo é ampliar o escopo da análise macroeconômica, com foco nos mais diversos setores da economia. No campo regional, a abordagem é sobre a microrregião de Juiz de Fora e, na área de valuation (avaliação financeira), o estudo visa o detalhamento dos investimentos em títulos de rendas fixa e variável.
Nesta primeira edição, o Boletim CMC Jr. fundamenta sua análise a partir do desempenho da economia do primeiro trimestre de 2016 (janeiro a março), destacando-se o detalhamento sobre a microrregião de Juiz de Fora. A publicação identifica as atividades-chaves para o crescimento local, aqueles que apresentam simultaneamente vantagem competitiva na região. Em termos de geração de emprego, uma das principais atividades econômicas foi a Indústria de Confecções a Acessórios, concentrando em torno de 35% do emprego industrial da região.
Além disso, o boletim traça um panorama completo da economia brasileira a partir de resultados apresentados pelos principais indicadores macroeconômicos como Produto Interno Bruto (PIB), inflação, taxa de juros, taxa de desemprego e índice de confiança do consumidor no varejo. Para investidores, a publicação traz um cenário dos investimentos em renda fixa e renda variável, além de recomendar opções de aplicações para o cidadão.
O objetivo é oferecer à sociedade elementos que contribuam para um maior entendimento do quadro conjuntural da economia, a partir de uma linguagem simples e acessível a qualquer cidadão. “Em retrospecto, o primeiro ano do projeto de extensão, em 2014, não foi fácil, pois construímos a CMC Jr. basicamente a partir de memórias e sonhos, mas posso afirmar que foi muito divertido. Em diversas ocasiões pude ver um brilho no olhar do aluno da graduação que está se tornando raro. Para mim, conquanto o lema da CMC Jr. seja levar a economia para o dia-a-dia das pessoas, a meta principal é, na verdade, formar cidadãos motivados, críticos, pensantes, capazes de se tornar sujeitos de sua história e de contribuir para que a história da nação, deles em diante, seja mais honrosa”, diz a idealizadora do projeto, Fernanda Perobelli.
Para o coordenador interino do projeto, Fernando Perobelli, a atitude é importante, porque a economia está presente no dia-a-dia de todos nós, desde o pagamento da passagem do ônibus, do supermercado a aquisições de outros bens. “Precisa estar na veia das pessoas e o boletim é uma forma de fazer isso. É importante conhecer o que está em jogo nessas situações, como políticas governamentais e crescimento da economia. Além disso, a elaboração do boletim funciona como um treinamento para os futuros economistas, uma vez que precisam aprender a simplificar a linguagem para fazer o conhecimento alcançar mais pessoas. Ao ensinar, também aprendemos”.
Mais informações:
Telefone: (32) 2102-3552
Site: http://cmcjrufjf.wix.com/cmcjr
Boletim: https://issuu.com/cmcjr/docs/boletim_cmc_vers__o_final/1