(Foto: Victor Dousseau)

A conversa contou com pautas que iam desde o funcionamento das universidades, alojamentos, receptividade dos nativos e festas (Foto: Victor Dousseau)

Um bate-papo leve, descontraído e cheio de informações importantes. Assim foi o evento promovido pela Diretoria de Relações Internacionais, que reuniu ex-intercambistas e os selecionados no novo programa PIIGrad 2016. Seis estudantes já contemplados pelo programa falaram de suas experiências no período que estiveram fora do Brasil, estudando em universidades parceiras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A conversa contou com pautas que iam desde o funcionamento das universidades, alojamentos, receptividade dos nativos e festas. Todos os estudantes que compartilharam as experiências relataram as grandes diferenças culturais e contaram como fizeram para driblar adversidades da língua.

O estudante do curso de Jornalismo da UFJF, Leonardo Alves, morou em Covilhã, Portugal e foi intercambista na Universidade da Beira Interior (UBI), onde conheceu pessoas de diversos países para estreitar relações: “Fiz amizade com estudantes sírios. A gente conversava lado a lado pelo Google tradutor. Foi uma experiência muito enriquecedora. O intercambista precisa estar aberto a essas trocas culturais.”

“Foi muito legal a experiência de viver no interior da Itália, porque não é tão turístico. É um país maravilhoso. Os moradores do sul do país têm características que remetem ao povo do Brasil. Os italianos do norte costumam ser mais reservados”, destaca Andressa Soares, estudante de Direito que estudou na Universidade de Camerino, Itália.

O site da Diretoria de Relações Internacionais também reúne outras experiências de estudantes que participaram de programas de intercâmbio.