Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 16/05/2016
Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-debate-diversidade-sexual-e-preconceito/
UFJF debate diversidade sexual e preconceito
Em defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais, a UFJF promove, desde o último domingo, a Semana de Combate à LGBTTIfobia. A proposta é sensibilizar tanto a comunidade acadêmica quanto o público externo sobre o respeito à diversidade sexual.
A programação inclui uma série de debates, blitz educativa, sarau, entre outras atividades. Durante horário do almoço desta segunda-feira (16), foi realizada uma parada LGBTTI no Restaurante Universitário do campus. Nesta terça-feira, será realizado o sarau “Fora do Armário”, na cantina da Faculdade de Direito, às 14h e às 18h. Às 19h, um debate direcionado a professores da rede pública de ensino e demais profissionais acontece no Centro de Formação do Professor, tendo como tema “A escola e o combate à LGBTTIfobia”.
A iniciativa é do Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (Gesed) da Faculdade de Educação e do Coletivo da Diversidade Sexual e de Gênero Duas Cabeças, com apoio da Diretoria de Ações Afirmativas e da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF. A programação completa do evento pode ser conferida no site http://www.ufjf.br. As atividades terminam na sexta-feira.
_____________________
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cultura
Data: 16/05/2016
Link: http://www.tribunademinas.com.br/sessao-de-cinema-na-ufjf-debate-arte-e-matematica/
Sessão de cinema na UFJF debate arte e matemática
O curso de Matemática da UFJF está convidando estudantes de licenciatura e bacharelado na área, professores e comunidade acadêmica para participarem do projeto “Cinemática – Cinema e Debate”, que promove sessões de cinema voltadas à formação de professores de matemática. A primeira sessão acontece na próxima quinta-feira (19),
às 19h, com o filme “Decálogo 1 – Amarás a Deus sobre todas as coisas”, do diretor polonês Krzysztof Kiéslowski. A exibição será feita no Anfiteatro do Departamento de Matemática, localizado no prédio do Instituto de Ciências Exatas (ICE).
A ideia é promover encontros quinzenais em que seja promovida uma apresentação sobre o que é o filme, seguida da exibição e de debate em torno da cultura escolar e científica. Serão dez filmes apresentados neste primeiro momento, e as sessões contam com vagas limitadas. Não há necessidade de inscrição prévia. Segundo a assessoria da instituição, por se tratar de uma ciência exata e repleta de teorias, a matemática ainda é o fantasma de muita gente desde a escola até a vida adulta. O projeto visa atender novas demandas das Políticas Públicas da Educação Brasileira, que tratam de maior inclusão, métodos de ensino e aprendizagem da matemática, além de propor a
integração entre a ciência matemática e a arte, aproximando as duas áreas e facilitando a aprendizagem de um modo geral.
Próximas sessões
Além desta quinta, há sessões do projeto previstas para os dias 2, 16 e 30 de junho. Em julho, a sessão deve ocorrer no dia 14. Estão previstos para serem exibidos os filmes “O jogo da imitação” e “Clube do Imperador”, que são centrados em professores ou cientistas e retratam dilemas que os personagens principais enfrentam em seu contexto.
_____________________
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 16/05/2016
Link: http://www.tribunademinas.com.br/hu-faz-triagem-para-cirurgia-plastica-gratuita/
HU faz triagem para cirurgia plástica gratuita
Pacientes do SUS com cicatrizes causadas por queimaduras pelo corpo poderão realizar uma cirurgia gratuita no mês de junho para redução das lesões. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Queimaduras, realizada pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e que recebe o apoio do Hospital Universitário da UFJF (HU/Ebserh). A ação será realizada entre 6 e 10 de junho e prevê ainda a divulgação de medidas preventivas para reduzir a incidência de lesões por queimaduras. No HU, as cirurgias serão realizadas pelo serviço de cirurgia plástica.
Os interessados em participar deverão procurar, nos próximos dias, o ambulatório do HU (ver quadro), no Bairro Dom Bosco, Zona Sul, para seleção e triagem. No local, também serão realizados os exames necessários para a preparação cirúrgica, caso necessário. “A ação é destinada a pacientes que têm cicatrizes um pouco deformantes, que causam dificuldade funcional, movimentos de membros. O ideal é que procurem o ambulatório até o dia 27 de maio, para que sejam avaliados. Todos os professores de cirurgia plástica vão estar por conta de operar na semana de prevenção”, explica a chefe do serviço de cirurgia plástica, Marília Dornelas.
Horário de funcionamento
Segunda-feira, entre 8h às 11h
Terça-feira, entre 13h às 16h
Quarta-feira, entre 7h às 11h
Quinta-feira, a partir das 17h
Sexta-feira, entre 13h e 16h
Mais informações: 40095342
_____________________
Veículo: Acessa.com
Editoria: Saúde
Data: 16/05/2016
Hospital Universitário faz mutirão de cirurgia plástica para pacientes com queimaduras
Em parceria com a Campanha Nacional de Prevenção de Queimaduras, o Hospital Universitário da UFJF fará cirurgias plásticas gratuitas em pacientes com cicatrizes causadas por queimadura do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação é promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e será entre os dias 6 e 10 de junho.
Além da divulgação a respeito de medidas preventivas relacionadas à redução da incidência de lesões por queimaduras, essa campanha prevê, também, a realização de cirurgias. Em Juiz de Fora, o Serviço de Cirurgia Plástica do HU – UFJF é um dos apoiadores e participantes desse mutirão e a unidade procura por pacientes que tenham sequelas de queimaduras com indicação de correção cirúrgica.
Pessoas interessadas em participar devem procurar o Ambulatório do HU, do bairro Dom Bosco, durante os dias que antecedem a campanha, para uma seleção e triagem, além de, se necessário, exames, para a preparação cirúrgica.
O Ambulatório funciona de segunda a sexta, nos seguintes horários:
Segunda-feira, entre 8h às 11h;
Terça-feira, entre 13h às 16h;
Quarta-feira, ente 7h às 11h;
Quinta-feira, a partir das 17h;
Sexta-feira, entre 13h e 16h.
_____________________
Veículo: Acessa.com
Editoria: Zona Pink
Data: 16/05/2016
Link: http://www.acessa.com/zonapink/arquivo/2016/05/16-ufjf-promove-semana-combate-lgbttifobia/
UFJF promove Semana de Combate à LGBTTIfobia
Palestras, blitz educativa, cine-debate e sarau estão entre as atrações que compõem a programação da Semana de Combate à LGBTTIfobia (Lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis e intersexuais), promovida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os eventos marcam o Dia Internacional Contra a Homofobia, celebrado em 17 de maio, próxima terça-feira.
A iniciativa parte do Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (Gesed) da Faculdade de Educação, do Coletivo da Diversidade Sexual e de Gênero Duas Cabeças e do DA Benjamin Colucci (Direito), com apoio da Diretoria de Ações Afirmativas e da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF. Os organizadores elaboraram uma série de debates sobre a LGBTTIfobia, tentando sensibilizar não só a comunidade interna da Universidade, como toda sociedade. A sigla representa a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais.
Programação
Terça (17/5)
14h às 18h – Sarau Fora do Armário, na cantina do Direito
19h – Roda de conversa “A escola e o combate à LGBTTIfobia”, no Centro de Formação do Professor (Av. Getúlio Vargas, 200, anexo à Praça Antônio Carlos – Mercado Municipal)
Quarta 18/05
17h às 19h – Blitz educativa nos pontos de ônibus em frente às faculdades do Direito e Letras
19h30 – Cinedebate na sala de demonstração da FACED
Quinta (19/5) – 19h30
Mesa sobre Direitos Humanos, Opressões e Comunidade LGBTTI, no auditório da OAB (Rua Marechal Deodoro, 552/3° andar)
Sexta (20/5) – 19h
Mesa sobre o uso do banheiro de acordo com a identidade de gênero de travestis e transexuais na UFJF (Campanha Libera meu xixi), no auditório do ICH
_____________________
Veículo: G1
Editoria: Zona da Mata-MG
Data: 16/05/2016
Começa nesta segunda a 1ª Mostra de Cinema e Audiovisual da UFJF
Trinta curtas produzidos por alunos do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal deJuiz de Fora (UFJF) integram a programação da 1ª Mostra de Cinema e Audiovisual (Mocina) do Seminário Interno de Pesquisa em Artes e Design (Sipad). O evento começa nesta segunda-feira (16) e vai até a próxima sexta (20), na sala de cinema do Instituto, com entrada gratuita.
Os curtas serão exibidos a partir das 17h, sendo que a abertura, hoje, acontecerá às 16h30, com um cine-concerto do músico turco Chadas Ustuntas, na sala de cinema do IAD, nº 213. Após cada sessão, sempre às 18h, acontecerão debates, com o auxílio de mediadores, entre os realizadores das produções e pesquisadores da área do cinema.
Com exceção da mostra “Panorama”, que acontecerá na sexta-feira, o evento é competitivo e premiará os curtas nas modalidades “Documentário” e “Ficção”. Um dos destaques da programação vai para o curta “Elegia”, exibido na 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
Clique aqui e confira a programação completa.
_____________________
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 17/05/2016
Link: http://www.tribunademinas.com.br/seis-modalidades-em-disputa/
Seis modalidades em disputa
Teve início ontem a I Semana Paralímpica de Juiz de Fora em 2016. Os eventos são programados para o Ginásio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Sport Club e no campus da Faculdade de Educação Física da UFJF. Até sexta, atletas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual e múltipla participam de competições de diferentes modalidades como atletismo, bocha, futsal paralímpico, goalball, natação e polybat. Os 225 competidores inscritos foram divididos em duas categorias, sendo a infantojuvenil, entre 10 e 17 anos, e a categoria adulta, a partir de 18 anos. O goalball terá categoria única, a partir de 14 anos.
A abertura do evento contou a presença do prefeito Bruno Siqueira (PMDB). Em seu discurso, ele ressaltou a passagem do fogo olímpico pela cidade no último domingo como um momento único e que irá tornar mais intensa a participação nas competições durante a semana.
Já a coordenadora do evento, Karla Belgo, destacou os valores que a Semana oferece para os atletas, como a interação, independência e o desenvolvimento de novas habilidades.
Programação
A primeira modalidade da Semana Paralímpica foi o futsal paralímpico, envolvendo competidores com deficiência intelectual ou paralisia cerebral.
Hoje, pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e visual participam de provas de natação, às 14h, no Sport Club.
Nesta quarta, será a vez de os atletas disputarem polybat e bocha no Ginásio da SEL, a partir das 14h.
O evento continua na quinta, às 14h, com Goalball no Ginásio da SEL.
No último dia do evento, as provas de atletismo serão realizadas na UFJF, a partir das 8h30. Interessados em participar podem se inscrever no site da Prefeitura (www.pjf.mg.gov.br).
_____________________
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 17/05/2016
Técnico do Tupi dá palestra sobre competências de treinadores e professores
O técnico do Tupi, Ricardo Drubscky, vai ministrar uma palestra nesta quarta-feira (18), na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF, com o tema “Competências que se completam”. O objetivo é contribuir para a formação de profissionais na área de educação física, especificamente no futebol. O evento acontecerá na Sala de Multimeios da Faefid, a partir das 10h. Após a palestra, os presentes poderão fazer ponderações e esclarecer dúvidas. O evento é voltado para professores, alunos e técnicoadministrativos (TAEs) da faculdade, mas toda a comunidade acadêmica pode participar.
Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Drubscky trabalha com futebol desde 1983. Além de treinador, já foi preparador físico, auxiliar técnico e gerente de futebol, tendo passagens por clubes como Atlético, Cruzeiro e América, em Minas, e Atlético-PR, Goiás e Fluminense, entre outros. O técnico também já atuou no Equador, no Japão e em Portugal.
Há diferença entre treinador e professor? O professor Marcelo Matta, organizador do evento, explica: “Na verdade, os dois se misturam. O professor tem a função de educar, levar o conhecimento para a formação dos alunos. O treinador também educa, mas tem o conhecimento específico em algum esporte, sob a perspectiva de formar atletas. Ambos são educadores e de alguma forma se completam”, diz, via assessoria.
_____________________
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 17/05/2016
Link: http://www.tribunademinas.com.br/semana-de-saude-mental-acontece-ate-sexta/
Semana de Saúde Mental acontece até sexta
A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Mental (DSME), deu início nesta segunda-feira (16) às comemorações da 5ª Semana de Saúde Mental. Até sexta (20), diversas atividades serão realizadas na cidade. Até quarta (18), estarão expostos no térreo do PAM Marechal, das 9h às 17h, os artesanatos produzidos pelas oficinas dos
centros de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade, como pinturas, tapetes e objetos de decoração.
A diretora da Divisão Assistencial do DSME, Rosane Jacques Rodrigues, explicou que os produtos expostos estão à venda, e a renda é revertida para os Caps e suas oficinas. “O destino da quantia arrecadada também é decidido pelos assistidos, como forma de exercer a capacidade de debate e decisão, e estimular o trabalho realizado.” Conforme a
assessoria da Secretaria de Saúde, um dos objetivos do departamento é também de que as pessoas conheçam a lanchonete “Art Lanches”, que fica no térreo do PAM Marechal, e é coordenada pelo Caps Casa Viva. Alguns dos usuários trabalham no estabelecimento, como forma de reintegração na sociedade.
Nesta quarta (18), ao meio-dia, acontece um desfile de moda na Rua Mister Moore. Já na quinta (19), a partir das 9h, acontece o tradicional Torneio de Futebol entre os usuários dos serviços de saúde mental do município e da região na UFJF. A programação completa está disponível neste link.
_____________________
Veículo: G1
Editoria: Zona da Mata-MG
Data: 17/05/2016
Campanha de combate à homofobia é realizada pela UFJF
“Por que a gente te incomoda?” é a pergunta feita por uma campanha de combate à LGBTTIfobia, realizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os eventos marcam o Dia Internacional Contra a Homofobia, comemorado nesta terça-feira (17), e serão realizados na instituição até sexta-feira (20).
Palestras, blitz educativa, cine debate e sarau estão entre as atrações que compõem a programação da Semana de Combate à LGBTTIfobia, em luta pelos direitos das lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTI).
De acordo com o professor e coordenador do Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (Gesed), Roney Polato de Castro, o objetivo da campanha é provocar discussões sobre o assunto.
“A pergunta ‘O que incomoda?’ vem acompanhada de outra, ‘o que fazemos com este incômodo?’, e a ideia é exatamente essa. Queremos que as pessoas pensem, conheçam, debatam sobre isso e, assim, possam incorporar no cotidiano posturas mais respeitosas para essa diversidade”, disse.
Na quinta-feira (19), às 19h30, será realizada uma mesa de debates sobre os direitos humanos, opressões e comunidade LGBTI, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Rua Marechal Deodoro, nº 552, 3º andar, no Centro.
Para finalizar, outra mesa está na programação de sexta-feira (20), às 19h, debatendo o uso do banheiro de acordo com a identidade de gênero de travestis e transexuais da UFJF, no auditório do Instituto de Ciências Humanas da Universidade. Os eventos são abertos à comunidade e não é necessária inscrição.
_____________________
Veículo: Catraca Livre
Editoria: Cidadania
Data: 17/05/2016
UFJF lança campanha nas redes sociais contra a homofobia
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, lançou nesta segunda-feira, 16, a campanha “Por que a gente te incomoda?”, em referência ao Dia Internacional contra a Homofobia (17 de maio). Com a participação de personagens reais, entre estudantes e servidores da instituição, a ação busca provocar uma reflexão a respeito do preconceito ainda muito presente na sociedade.
“Queríamos não precisar de uma campanha como essa. Mas, infelizmente, muitos têm que conviver diariamente com
diferentes graus de violência no dia a dia. Por isso é preciso a luta por respeito. No Brasil, um crime de ódio contra pessoas LGBTTI acontece a cada 27 horas, ou seja, pessoas vêm sendo assassinadas por conta de sua orientação sexual ou identidade de gênero”, diz o texto de abertura da campanha.
Durante a “Semana de Combate à LGBTTIfobia”, a UFJF pretende realizar atividades para fomentar o debate e estimular a problematização dos preconceitos, das práticas discriminatórias e das violências sofridas por pessoas LGBTTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexuais).
“Em tempos de ataques aos direitos humanos e de articulações fundamentalistas e conservadoras para impedir tais debates, precisamos insistir e lutar no projeto constitucional de uma sociedade democrática, justa e inclusiva”, destaca o coordenador do Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (Gesed), Roney Polato.
A “Semana de Combate à LGBTTIfobia” é realizada pelo Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (Gesed) da Faculdade de Educação, pelo Coletivo da Diversidade Sexual e de Gênero Duas Cabeças, pelo DA Benjamin Colucci (Direito) e pelas diretorias de Ações Afirmativas e Imagem Institucional.
Para o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira, a universidade deve ser um espaço que favoreça formas plurais de vivência, discutindo gênero e sexualidades no trabalho educativo e apoiando ações que surgem dos grupos de estudos e pesquisas, assim como dos movimentos sociais LGBTTI que lutam contra toda forma de estereótipos.
Confira a programação completa.
_____________________
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cultura
Data: 18/05/2016
Link: http://www.tribunademinas.com.br/frutos-de-nise/
Frutos de Nise
Uma batida, duas batidas, três batidas e nada. Foi preciso esmurrar a porta até que alguém viesse atendê-la. Nise da Silveira, a psiquiatra brasileira que se apresenta firme já na primeira cena do filme “Nise – O coração da loucura”, em cartaz no Alameda até esta quarta, precisou gritar muito até ser ouvida por seu país e pelo mundo. “Não acredito em cura pela violência”, diz a médica, interpretada por Glória, em certa passagem do filme assinado por Roberto Berliner (de “Bruna Surfistinha”) que já levou cerca de cem mil brasileiros aos cinemas. A narrativa sensível e tensa apresenta não apenas a resignação de uma profissional com o outro, mas uma luta de décadas, celebrada neste 18 de maio, quando as reflexões acerca do movimento antimanicomial são colocadas em pauta.
Em Juiz de Fora, das 9h às 17h, desde a segunda-feira, a produção das oficinas terapêuticas dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) está exposta no PAM – Marechal. Ao meio-dia desta quarta, um desfile de moda na Rua Mister Moore também coloca a saúde mental em primeiro plano, bem como o ciclo de debates voltados para cuidadores, trabalhadores e moradores de serviços residenciais terapêuticos. Enquanto amanhã, às 9h, acontece um torneio de futebol com os usuários, na Faculdade de Educação Física da UFJF, na sexta, 20, o evento se encerra com uma mesa redonda sobre a luta no auditório da vigilância sanitária (Rua Antônio José Martins s/n° – Morro da Glória).
Afora a pintura
Na cidade que integrou o corredor da loucura, que agrupava 80% dos leitos psiquiátricos do estado, e de onde saiu o autor da Lei 10.216, o deputado Paulo Delgado, que em 2001 definiu a chamada reforma psiquiátrica, Nise é um passado alegre. Seu pensamento foi seguido e também superado. Entre uma fábrica, um ateliê e um estúdio, o Centro de Convivência Recriar, localizado no primeiro andar do prédio da esquina das ruas Tiradentes com Luiz Perry, está sempre agitado. A despeito do pequeno espaço físico e da reduzida equipe – a maioria dos monitores são estagiários contratados pela Prefeitura – o lugar se mostra como a acertada opção em oposição aos hospitais, cantos escuros nas memórias de quem os conheceu.
Ainda que as pinturas produzidas pelos usuários do serviço custeado pelo município com apoio financeiro do Governo Federal não sejam expostas há mais de um ano, os artesanatos – como as calotas de carro delicadamente desenhadas – são frequentes em feiras e bazares. Este mês, produziram 450 ecobags com tecido reciclado e pintado,
para uma grande empresa de Juiz de Fora. Além da Rádio Piraí, que produz programas de dois em dois meses em média, a casa espera lançar, ainda neste mês, um canal na internet, com programas feitos pelos próprios usuários. “Nossa ideia é avançar para além do pintar como terapia, mas pintar como trabalho”, avalia a coordenadora do
centro, Ilka de Araújo Soares, uma das duas psicólogas do local.
Sujeito no mundo
Se nos tempos de Nise, por volta dos anos 1950, entre os muros do manicômio, a interpretação das criações artísticas funcionavam como chave para alguns tratamentos, a ordem, agora, é perceber a arte como um passo para a ressocialização, assim como a comunicação, a culinária e outras modalidades possíveis, que, infelizmente, se
desenrolam conforme a disponibilidade da mão de obra para instruir. “Muito mais do que o significado de uma obra é o sentido que ela dá para quem está fazendo. O que há é uma ênfase no engajamento desse sujeito no mundo”, comenta Ilka, apontando a Associação Pró-Saúde Mental Trabalharte, que comercializa as produções, como um
desses relevantes eixos.
“Hoje vejo o lado bom de poder fazer parte da sociedade”, emociona-se Valmir, de 46 anos, que há três anos frequenta o lugar e tornou-se um dos responsáveis pela rádio. “Minha vida foi só internamento, desde os 13. Quando saí, aprendi a dialogar”, diz ele, cujo único contato com o veículo era como ouvinte de Brizola na época em que morava no Rio de Janeiro. “O louco também pode ser inteligente”, pontua, recebendo a sua volta olhares de confirmação, como o de Delcy, uma das mais entusiasmadas por ver sua imagem numa tela de TV. Natanael Miana, 33, prefere a pintura, mas também vive a satisfação de executar um trabalho. Sente-se útil como Maria do Carmo Turetti, 54, que sorri ao responder sobre o bem que os mosaicos com casca de ovos lhe trazem.
_____________________
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 18/05/2016
Link: http://www.tribunademinas.com.br/obra-da-cesama-complica-transito-no-campus/
Obra da Cesama complica trânsito no Campus
Uma obra da Cesama em uma das pistas de descida do Pórtico Sul da UFJF, complica o trânsito dentro do campus da universidade e nas imediações. Segundo informações da Cesama, está sendo feita a troca de um tampão de esgoto. Conforme a Companhia, a intervenção teve que ser realizada em caráter emergencial, e o serviço será concluído em 30 minutos. Porém, o cavalete terá que continuar na pista por mais algum tempo até que a massa usada esteja seca. Condutores que passam pelo local relatam gastar mais de 20 minutos entre os pórticos Norte e Sul.
_____________________
Veículo: Diário Regional JF
Editoria: Economia
Data: 18/05/2016
Startup incubada no Critt/UFJF é selecionada para participar de processo de aceleração nos EUA
A startup OPT Soluções, uma das nove empresas atualmente incubadas no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF), foi selecionada para participar de um processo de aceleração em Nova York (EUA). A iniciativa é promovida pela organização Startup52, como sede na cidade, e tem por objetivo oferecer suporte a até 15 empreendimentos por rodada, colocando-os em contato com mentores, consultores, especialistas e empresários.
Para o CEO da OPT, Nuno Balhau, a conquista é fruto do grande esforço da empresa para se fortalecer como primeira opção no mercado. “Não nos limitamos a negociar com fundos nacionais de investimento, mas também estamos sempre buscando nos conectar a potenciais apoiadores no exterior, pois são eles que nos ajudam a promover uma experiência cada vez melhor aos usuários do Peça Agora, nosso principal serviço disponível no mercado hoje”, destaca.
O responsável pela Incubadora de Base Tecnológica (IBT), Leonardo Frossard, reconhece que é recompensador ver os avanços das empresas incubadas, sobretudo no cenário internacional. “Tenho certeza de que essa será mais uma das grandes oportunidades que a OPT terá para amadurecer seus produtos, ampliar a experiência de seus gestores e atingir mercados com muito potencial para serem explorados”, pontua.
Comunidade
De acordo com o cronograma enviado pela organização, o “pontapé inicial” será dado entre os dias 6 e 22 de junho, com orientações sobre o funcionamento da aceleradora. Entre os dias 17 e 22 de julho, os empresários entrarão em contato com toda a comunidade Startup52, formada por mentores, consultores, especialistas e empresários com ampla experiência e renome internacional, que auxiliarão os participantes na preparação para as etapas posteriores.
Já entre os dias 11 e 19 de agosto, os empresários farão apresentações para alguns convidados como uma prévia do dia 1º de setembro, quando ocorrerá uma apresentação final para potenciais investidores de capital de risco. Durante toda a duração do processo, os participantes ainda poderão utilizar um escritório de trabalho colaborativo e receberão assessoria jurídica e capacitação, tendo à disposição um mentor exclusivo para orientá-lo.