O grupo de teatro Divulgação e os professores da UFJF,  Vanda Arantes e Paulo do Carmo Martins estão entre os homenageados com o mérito Comendador Henrique Halfeld. A premiação, realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora, busca prestigiar pessoas e instituições que prestam serviços importantes para a cidade. A cerimônia de condecoração acontece no dia 24 de maio, às 19h30, na Estação São Pedro, e integra as comemorações pelos 166 anos do município.

O Grupo Divulgação

O Grupo Divulgação completa 50 anos em 2016. Criado na antiga Faculdade de Letras e Filosofia, o grupo nasceu da vontade de alguns acadêmicos de estudar teatro. Nestas cinco décadas,  encenou inúmeras peças, consolidando-se como um dos mais importantes da região e do país.

José Luiz Ribeiro (Foto: Fernando Lobo)

Para José Luiz Ribeiro, trabalho no Divulgação é de formiguinha, mas vencedor (Foto: Fernando Lobo)

Formado por professores e acadêmicos, o Divulgação se organiza como um grupo de pesquisa em artes cênicas, possibilitando, através do ensino, a difusão de conhecimentos e a extensão de uma vasta produção teatral junto à comunidade, visando a inclusão social. O trabalho do grupo, através de projetos de extensões da UFJF, atinge mais de duzentos núcleos de escolas, creches e centros comunitários. “Como um grupo de teatro que mantém uma atividade de voluntariado durante de 50 anos, ficamos muito felizes em ter um reconhecimento da altura da Comenda Henrique Halfed, principalmente sabendo que a indicação partiu da UFJF. Tudo isso mostra o reconhecimento de um trabalho feito no campo de ensino, pesquisa e extensão. Essa homenagem é, então, coroar um trabalho de 50 anos. Trabalho feito como formiguinha, lutando contra adversidades, momentos e coisas difíceis, mas vencendo”, resumiu o diretor e fundador José Luiz Ribeiro.

Essa homenagem é, então, coroar um trabalho de 50 anos. Trabalho feito como formiguinha, lutando contra adversidades, momentos e coisas difíceis, mas vencendo – José Luiz Ribeiro

Para a diretora do Forum da Cultura, Márcia Falabella, atriz há 30 anos no grupo, o envolvimento das pessoas é o que faz o trabalho ser duradouro. “Somos um grupo aberto. Sempre entram novas pessoas e a gente vai se adequando a elas também. É uma troca que se faz”, diz. “A gente não faz o nosso trabalho para receber homenagens, mas quando elas acontecem é porque há um reconhecimento do trabalho, e a entrega de uma comenda dessa, a mais alta da cidade, para um grupo de teatro, é fenomenal, e é uma resposta do porquê o Divulgação manter o trabalho em Juiz de Fora”, complementa.

Vanda Arantes do Vale

s

“Comenda vem num momento em que estou enlutada pelo acontecimento políticos nacionais”, diz Vanda Arantes

Professora doutora do Departamento de História da UFJF, Vanda Arantes desenvolve estudos sobre Juiz de Fora e pesquisas com ênfase em história da arte e história da saúde e das doenças. Trabalho refletido em obras como o livro “Pintura Brasileira do Século XIX – Museu Mariano Procópio”, e em contribuições em capítulos de livros, como “A arquitetura latino-americana da industrialização – Juiz de Fora – (1880 – 1930)” e “Políticas Públicas em Saúde: Juiz de Fora na República Velha (1890 – 1930)”.

A homenagem representa uma aprovação social do meu trabalho e isso me fornece equilíbrio e força para continuar – Vanda Arantes

Com 36 anos de trabalho na Universidade, Vanda acredita que, como profissional, precisa assumir compromisso com o contexto social e conhecer seu entorno para modificá-lo em busca de uma sociedade mais justa. Ela conta que abriga gratidão por receber a honraria. “A comenda vem num momento em que estou enlutada pelos acontecimentos políticos nacionais. A homenagem representa uma aprovação social do meu trabalho e isso me fornece equilíbrio e força para continuar”.

Paulo do Carmo Martins

as

Professor do curso de Administração e chefe-geral da Embrapa, Paulo do Carmo Martins

Professor da UFJF e responsável pelas disciplinas Administração Pública, Gestão do Agronegócio, Comércio Exterior e Regulação e Economia de Empresas, Paulo do Carmo Martins desenvolve pesquisas no campo agropecuário, com ênfase no setor lácteo. Foi correalizador do Censo do Cooperativismo de Leite do Brasil em 2003 e é o atual chefe-geral da  Embrapa Gado de Leite.

Ser agraciado com a principal honraria do município em que vivo e dedico o melhor de mim é algo que me faz acreditar que tem valido a pena o que tenho feito – Paulo do Carmo Martins

Ele conta que, juntamente à empresa, acabou de entregar ao Brasil um sistema de monitoramento da qualidade do leite, encomendado pelo Governo Federal. Além disso, irá iniciar sua participação como docente no mestrado acadêmico de Administração e no mestrado profissional de Administração Pública da UFJF, uma parceria entre a Universidade e a Embrapa.

“Já recebi homenagens de âmbito nacional, reconhecimentos relevantes, mas ser agraciado com a principal honraria do município em que vivo e dedico o melhor de mim é algo que me faz acreditar que tem valido a pena o que tenho feito.”

Lista

A lista de homenageados é indicada pelo Conselho do Mérito, formado por representantes da Prefeitura de Juiz de Fora, da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), da Câmara Municipal, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora e dos descendentes do engenheiro Henrique Halfeld.