A 10ª edição do Amadança JF Festival acontece neste sábado, dia 14, às 18h, no Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Este ano foram inscritas 25 escolas, que apresentarão, no total, 55 coreografias de diversas modalidades de dança e estilos musicais. A idade mínima dos dançarinos é de 6 anos. Até esta sexta-feira,  os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). No dia do evento custarão R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). As apresentações das escolas, que duram no máximo cinco minutos, abrangem modalidades de dança como balé clássico, dança contemporânea, danças folclóricas, dança de Salão, dança de rua, sapateado, jazz, entre outras.

O produtor Paulo Roberto Garcez destaca a seleção do Festival na terceira edição do Projeto Luz da Terra, lançada em 2015 pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) para ocupação do Central por produções locais. “É muito importante ter algum apoio para se produzir eventos culturais. Os custos são altos e nem sempre são cobertos apenas com a bilheteria.”

Além das apresentações, este ano o Festival traz a participação especial da Cia. Pés Cariocas, vinda do Rio de Janeiro e sob a direção de Rachel Mesquita.

Rachel ministrará uma oficina no dia 15, às 10h, no Joalpa Hotel. O tema “Dança como conteúdo pedagógico nas aulas de Educação Física escolar: de algumas propostas ideais a possibilidades de uso em  algumas situações reais”, tem como objetivo a inserção da dança nas escolas. As inscrições, com valor de R$ 80, estão abertas e podem ser feitas nas lojas Toda Balezinho e Rainna’s Ballet, nos 2º e 3º pisos do Marechal Center, ou na bilheteria do Cine-Theatro Central.

Projeto Luz da Terra

Criado em 2013 pela Procult, o projeto tem como objetivo abrir as portas do Cine-Theatro Central para realizadores locais com apresentações teatrais, musicais e de dança, entre outras atividades artísticas. Além de incentivar a produção cultural, estimula sua popularização,

O projeto é também social, pois, obrigatoriamente, dez por cento dos ingressos do espetáculo serão destinados a escolas públicas e instituições filantrópicas. Caso a apresentação seja com entrada franca, é garantida a isenção da taxa de ocupação do Central. Em caso de cobrança de ingresso – cujo valor máximo deve ser R$ 35 – os produtores devem pagar uma taxa mínima de ocupação.

Outras informações: (32) 3215-1400 (Cine-Theatro Central-UFJF)