UFJF foi uma das instituições de ensino participantes (Foto: Alexandre Dornelas)

UFJF foi uma das instituições de ensino participantes (Foto: Alexandre Dornelas)

“Especialistas em pessoas”, esse é o lema do I Congresso de Medicina da Família e Comunidade da Zona da Mata Mineira, que acontece em Juiz de Fora. O evento, organizado pelas ligas de Medicina da Família e Comunidade da UFJF, de Atenção Básica à Saúde da Suprema e de Prevenção e Promoção da Saúde da Unipac, teve início nessa sexta-feira, 6, e segue até sábado, 7, mas as inscrições já estão esgotadas.

Segundo Ana Manuela Costa Alves de Oliveira, representante da Associação Mineira de Medicina da Família e Comunidade, o encontro é importante para “promover uma educação continuada sobre a área da medicina de família, suas tendências e suas falhas”. Em palestra, ela explica que a área de medicina da família propõe acompanhar e tratar o indivíduo desde seu nascimento até o fim da vida. Questões sobre fatores que apontam para o crescimento desse setor profissional, tanto na rede privada, quanto no SUS também foram abordadas.

Para Rafael Kenji, estudante do 6º período de Medicina e presidente da Liga de Medicina da Família e Comunidade da UFJF, o “médico da família não trata somente a pessoa, a doença, ele trata uma história, com seus agravos, seu terreno e sua sorte”.

O evento contou, ainda, com a palestra de Bruno Reis, membro sócio da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), sobre aspectos gerais e possibilidade de inserção na atenção primária à saúde. As apresentações do evento foram finalizadas com uma mesa-redonda sobre os “Desafios da Estratégia Saúde da Família”, composta por Elisa Shizuê Kitamura, especilaizada em Saúde da Família pela UFJF, Sérgio Barbosa Rodrigues, educador físico e Aretuza Ferreira Barbosa, médica plantonista.

As atividades de sábado incluem palestras e mesa-redonda sobre saúde da criança e saúde mental.

O evento acontece no Victory Business Hotel, na Av. Presidente Itamar Franco, 1850 – São Mateus – MG.

Programação completa