computador

Curso exige conhecimento básico de informática (Foto: Stefânia Sangi

O projeto Escola de Informática e Cidadania São Vicente de Paula abriu à comunidade vagas para o seu primeiro curso Avançado de Informática. A escola, que existe desde 2004, fica na Associação de Caridade São Vicente de Paula, oferece à população de Juiz de Fora uma oportunidade de adquirir conhecimento específico na área de tecnologia computacional.

Foram abertas duas turmas, ambas para início neste semestre.  Segundo o coordenador da associação, José Francisco, “o horário é diversificado para abranger todo o público”. As turmas devem ter no máximo dez alunos em função do número de computadores, privilegiando um ensino de qualidade.

O coordenador do projeto e professor da UFJF, Tarcísio de Souza Lima, explica que este ano o trabalho foi ampliado. “A introdução à internet e seus recursos é o objetivo das aulas, mas queremos dar ‘continuidade’ para que os alunos não percam o interesse em permanecer estudando.”

A duração do curso é de cinco meses, com aulas semanais que podem ser adequadas às necessidades do aluno. As inscrições estão abertas a partir de segunda feira, dia 25, na Associação São Vicente de Paula, na Rua Mamoré, número 11, bairro São Mateus ou pelo telefone (32) 3232-2216, de 12h30 às 17h30. O pré-requisito para o curso avançado é ter conhecimento básico de informática.

Crianças e adolescentes
Além do curso avançado, a escola também está dando início a um projeto piloto voltado para crianças e adolescentes de 7 a 12 anos. Em convênio com a Code Empresa Júnior, o curso, gratuito, vai ensinar programação através de jogos. Neste caso, o pré-requisito é já ter sido alfabetizado. As inscrições podem ser feitas nos mesmos  endereço e horários citados acima. São oferecidas dez vagas.