(Foto: Twin Alvarenga)

Cerimônia ocorreu na noite de sexta, 15, no Cine-Theatro Central (Foto: Twin Alvarenga)

O novo reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus Vinícius David, e a vice-reitora, Girlene Silva, foram empossados perante à comunidade acadêmica e à sociedade na noite desta sexta-feira, 15, em cerimônia de transmissão de cargos realizada no Cine-Theatro Central. Reafirmando os princípios que orientaram a sucessão na Universidade, como o compromisso com a Universidade púbica, com a qualidade e a excelência, com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com a democracia e a transparência e o compromisso com a valorização das condições de trabalho e formação, Marcus David também destacou a importância do diálogo no processo de tomada de decisões. “Nosso compromisso com a transparência, com a democracia e com a participação é a garantia para que possamos superar esse momento de crise que a universidade atravessa.”

(Foto: Alexandre Dornelas)

“Nosso compromisso com a transparência, com a democracia e com a participação é a garantia para que possamos superar esse momento de crise que a universidade atravessa.” (Foto: Alexandre Dornelas)

Em seu discurso, ressaltou importância de a Universidade atuar tanto no desenvolvimento social quanto no desenvolvimento econômico da região e do país.  “Queremos uma Universidade mais justa, igualitária e livre de preconceitos e intolerância. Mas a UFJF deve atuar também como agente do desenvolvimento econômico, através de políticas de inovação que aproximem pesquisadores e empresas, estabelecendo relações sinérgicas para o desenvolvimento.”

Termo de posse foi assinado por reitor Marcus David e vice, Girlene Silva (Foto: Alexandre Dornelas)

Termo de posse foi assinado por reitor Marcus David e vice Girlene Silva (Foto: Alexandre Dornelas)

Apontando preocupação em relação à gravidade da crise econômica e política que o Brasil vive nos dias atuais, o novo reitor também se disse otimista com o entusiamo da equipe de trabalho para concretizar os desafios assumidos. “Essa equipe tem todo o entusiasmo e disposição para que possamos reconstruir a UFJF e colocá-la no padrão de excelência que ela merece.”

Assista ao discurso na íntegra

O vice-reitor Marcos Chein, que fez a transmissão do cargo, usou como metáfora do momento uma corrida de revezamento. “O valor essencial está na cooperação entre os corredores de uma mesma equipe, de uma mesma instituição ou de um mesmo país. O importante é o revezamento, o caminho percorrido, a travessia.” Confira mais.

Representantes dos segmentos

Gilmar dos Santos falou em nome dos terceirizados (Foto: Twin Alvarenga)

Na cerimônia, também foi aberto espaço para a manifestação de entidades e pessoas que representam não só professores, técnico-administrativos em educação (TAEs) e estudantes, mas também os funcionários terceirizados. O técnico em edição da Faculdade de Comunicação, Gilmar dos Santos, falou sobre a possibilidade de valorização “daqueles que normalmente são invisíveis aos olhos de tanta gente na UFJF”. Assista aqui.

Já o coordenador geral do Sintufejuf, Paulo Dimas, destacou a importância do respeito à diversidade de ideias e opiniões (assista) e o presidente da Associação dos Professores de Ensino Supeior (Apes), Joacir Teixeira de Melo, apontou a necessidade de “efetiva ampliação da participação, do debate e da construção coletiva na UFJF.” Veja na íntegra.

O representante dos alunos, o estudante da Faculdade de Direito (Diretório Acadêmico de Direito), Igan Figueiredo da Silva, falou sobre a expectativa de transparência e diálogo na gestão. “Esperamos que os próximos anos sejam de trabalho conjunto para que em meio ao cenário de crise econômica e política pelo qual passamos, possamos trabalhar juntos para construir uma Universidade de ponta na produção do conhecimento científico brasileiro, que seja inclusiva de fato e que tenha como princípios norteadores a democracia e a gestão participativa”. Veja mais.

Confira mais fotos da cerimônia

Sessão do Consu

(Foto: Twin Alvarenga)

Evento ocorreu em sessão do Consu (Foto: Twin Alvarenga)

A solenidade foi realizada em sessão solene do Conselho Superior (Consu), que contou com a presença de pró-reitores e diretores que assumem a nova gestão, além de outras autoridades, como o vice-prefeito, Sérgio Rodrigues, o representante da Câmara Municipal, vereador Wanderson Castelar, o ex-reitor Renê Matos, o comandante da 4ª Região de Polícia Militar, Wagner Eustáquio da Silva Almeida, o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Cláudio Guimarães de Almeida, o superintendente Regional de Saúde, Oleg Abramov, a secretária Municipal de Educação, Denise Vieira, o chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, o tenente-coronel Maurício Barros Guimarães representando o comandante da 4ª Brigada de Infantaria de Montanha, entre outras autoridades. A cerimônia também contou com a presença do Coral da UFJF.

Veja fotos

Assista ao vídeo da cerimônia:

Assista ao discurso de Marcus David:

Atualizada em 17/04 às 22h35