A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) subiu posições no QS World University, ranking que avalia o desempenho de instituições de ensino superior em todo o mundo. São levados em conta além das áreas de conhecimento e aplicação, citação por artigos, faculdades com Phd, entre outros quesitos (confira quadro abaixo).
A melhora no ranking que traz resultados entre o anos de 2013 e 2015, mostra que a instituição ocupava a 110ª posição no primeiro ano, obteve queda em 2014 passando para 130° lugar e se recuperou em 2015, estando em 111ª colocada no ranking que avalia as universidades latino-americanas.
No ranking entre os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a UFJF em 2014 aparecia em 151° lugar e em 2015 manteve a posição. O site não informa a colocação da instituição em 2013. Foram avaliadas 200 instituições.
Além da Universidade Federal de Juiz de Fora, outras instituições de ensino superior brasileiras obtiveram boas qualificações. Outros importantes ranking’s recentemente avaliaram a UFJF positivamente e, nos últimos anos a instituição obteve aumento de conceituação nacional.
Em dezembro de 2015, o Ministério da Educação divulgou os resultados do ciclo de avaliação de 2014. Foram avaliadas instituições de ensino superior, dentre as quais estão universidades, institutos federais, faculdades e centros universitários. Essa avaliação acontece a cada três anos e contempla também os programas de Pós-Graduação das instituições. Confira aqui.
No Ranking Universitário realizado pelo jornal Folha de S. Paulo, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aparece em vigésimo lugar, obtendo uma nota geral de 82.49 pontos. Confira aqui.
A UFJF também cresceu no número de cursos com avaliação máxima pelo Guia do Estudante, os números são correspondentes ao ano de 2015 e foram publicados na edição 2016 do Guia. Confira quais são os cursos melhor avaliados da instituição.