Ranking avalia conhecimento e aplicação, citação por artigos, faculdades com Phd (Foto: Caique Cahon)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) subiu posições no QS World University, ranking que avalia o desempenho de instituições de ensino superior em todo o mundo. São levados em conta além das áreas de conhecimento e aplicação, citação por artigos, faculdades com Phd, entre outros quesitos (confira quadro abaixo).

A melhora no ranking que traz resultados entre o anos de 2013 e 2015, mostra que a instituição ocupava a 110ª posição no primeiro ano, obteve queda em 2014 passando para 130° lugar e se recuperou em 2015, estando em 111ª colocada no ranking que avalia as universidades latino-americanas.

No ranking entre os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a UFJF em 2014 aparecia em 151° lugar e em 2015 manteve a posição. O site não informa a colocação da instituição em 2013. Foram avaliadas 200 instituições.

Tabelas-1Além da Universidade Federal de Juiz de Fora, outras instituições de ensino superior brasileiras obtiveram boas qualificações. Outros importantes ranking’s recentemente avaliaram a UFJF positivamente e, nos últimos anos a instituição obteve aumento de conceituação nacional.

Em dezembro de 2015, o Ministério da Educação divulgou  os resultados do ciclo de avaliação de 2014. Foram avaliadas instituições de ensino superior, dentre as quais estão universidades, institutos federais, faculdades e centros universitários. Essa avaliação acontece a cada três anos e contempla também os programas de Pós-Graduação das instituições. Confira aqui.

No Ranking Universitário realizado pelo jornal Folha de S. Paulo, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aparece em vigésimo lugar, obtendo uma nota geral de 82.49 pontos. Confira aqui.

A UFJF também cresceu no número de cursos com avaliação máxima pelo Guia do Estudante, os números são correspondentes ao ano de 2015 e foram publicados  na edição 2016 do Guia. Confira quais são os cursos melhor avaliados da instituição.