Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 04/04/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-realiza-colacao-de-grau-unificada/

UFJF realiza colação de grau unificada

Nesta semana, acontece a colação de grau unificada do segundo semestre letivo de 2015. Receberão o diploma cerca de 1.570 alunos de diversos cursos. As cerimônias serão realizadas entre os dias 5 e 7 de abril, no Cine-Theatro
Central, nos horários de 19h e 21h, de acordo com cronograma disponível no site da instituição. Segundo informações da UFJF, para participar da cerimônia, os formandos precisam retirar os convites a serem distribuídos aos convidados para entrada no teatro. Serão dez convites, sendo dois deles VIPs, com cadeiras reservadas próximas do palco.
Os estudantes que não puderem buscar os convites podem enviar representantes, que devem informar o nome e o curso do aluno, não sendo necessária procuração. Os convites começaram a ser entregues na última quintafeira
(31) e podem ser retirados também nesta segunda-feira (4), das 8h às 18h, no Anfiteatro das Pró-reitorias, localizado no prédio da Reitoria, no campus. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 21023966.

____________________

Veículo: Acessa.com

Editoria: Educação

Data: 04/04/2016

Link: http://www.acessa.com/educacao/arquivo/noticias/2016/04/04-mais-mil-estudantes-sao-recebidos-com-musica-inicio-das-aulas-ufjf/

Mais de 20 mil estudantes são recebidos com música no início das aulas na UFJF

Cerca de 2.500 calouros e outros 18 mil veteranos são recepcionados nesta segunda-feira, 4 de abril, primeiro dia letivo de 2016 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com apresentações musicais. Uma das atrações é o Trio Brasilidades, que acolherá os alunos com temas instrumentais da música brasileira, além de composições autorais como o choro “Encapetado”. A apresentação será no ponto de ônibus em frente à Faculdade de Letras. Também recepcionará os estudantes a banda de rock, post-grunge e punk Coroña, com apresentação no ponto de ônibus em frente à faculdade do Direito. Ambos se apresentarão das 7h30 às 8h30 e das 18h30 às 19h30.

Muitos dos integrantes das bandas convidadas são alunos da UFJF. Para Márcio Guelber, do Trio Brasilidades, tocar para os colegas na universidade será uma ótima experiência. “É a oportunidade de expandir o trabalho desenvolvido no curso e encher o campus de música.” Para ele, o formato informal do evento ajudará a estabelecer contato com novos estudantes. Jordan Pereira, da Coroña está preparando músicas de autoria da banda e clássicos do rock para as apresentações. “Estamos felizes com a oportunidade, pela nossa ligação com a UFJF e também porque nosso público é universitário e, assim, podemos estar ainda mais próximos deles”.

As aulas do primeiro semestre seguem em Juiz de Fora até 5 de agosto. O campus de Governador Valadares cumpre calendário diferente, e os alunos ainda estão tendo atividades referentes ao segundo semestre de 2015. No campus avançado, as aulas do primeiro período de 2016 só começam no dia 16 de maio, com término em meados de setembro. Para tirar dúvidas nos primeiros dias de aula, os calouros podem um guia rápido que está disponível no Portal do Estudante.

Bandas

O Trio Brasilidades é formado por Nara Pinheiro (voz e flautas); Márcio Guelber (violão e acordeon); e Daniel Manga (percussão) – surgiu a partir da vivência e de pesquisa sobre a música brasileira. Já o Coroña é formado por Jordan Pereira (vocal e guitarra); Ramon Montorse (baixo) e Leonel Prestes (bateria), o grupo tem influências de artistas como Jimi Hendrix, Rage Against The Machine e Nirvana.

Trote

Neste início de aulas, a UFJF reitera a proibição do trote e de todas as formas de coação, ofensa, exposição e agressão aos calouros dentro dos limites do campus. Ninguém pode ser obrigado e nem deve participar de atividades relacionadas a trotes desta natureza. De acordo com o Regimento Geral da UFJF, os discentes responsáveis por práticas abusivas dentro da Instituição estão sujeitos a sanções disciplinares, como advertência, suspensão e até mesmo o desligamento da Universidade.

Aqueles que se sentirem coagidos, agredidos ou lesados podem denunciar o fato à Central de Atendimento e à Ouvidoria da UFJF, que funcionam no prédio da Reitoria, no campus Juiz de Fora. As denúncias podem ser feitas pelos estudantes ou pelos seus familiares. As queixas são mantidas no anonimato.

A proibição do trote também encontra respaldo na legislação. Em Juiz de Fora, a Lei Municipal Nº 13.028 dispõe sobre a vedação da realização da prática em vias e logradouros públicos da cidade e prevê multa aos responsáveis pelo trote e ao respectivo diretório acadêmico. Já o artigo 146 do Código Penal Brasileiro considera crime a prática de constrangimento obrigatório, com pena de detenção de três meses a um ano, ou multa.

____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 05/04/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/pesquisa-avalia-qualidade-da-agua-do-lago-do-museu/

Pesquisa avalia qualidade da água do lago do Museu

A superfície do lago do Parque do Museu Mariano Procópio amanheceu nesta terça-feira (5) tomada por objetos que despertaram a curiosidade de muitas pessoas. As opiniões se dividiram entre ser algum tipo de intervenção artística moderna ou fazer parte de algum experimento científico. Acertou quem apostou na segunda alternativa. Desde a
tarde de segunda-feira, o lago é objeto de estudo para uma tese de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF, que pretende desvendar quais são os motivos que levam a água do lago a apresentar uma coloração esverdeada.
“Pelo nome do equipamento utilizado, mesocosmos, bem que poderia ser alguma atração nos moldes de Inhotim, por exemplo, mas não é. Trata-se da etapa conclusiva de um trabalho de análise sobre a qualidade da água e dos sedimentos do lago”, ressalta o diretor da Fundação Museu Mariano Procópio, Douglas Fasolato. O diretor destaca que a preocupação é mais estética do que biológica, pois a condição do lago não oferece riscos à biodiversidade local. “Com a conclusão, iremos eliminar alguns “achismos” e saber quais procedimentos poderão ser feitos para alterar a coloração.”
O estudo, realizado pela doutoranda em Ecologia Marcela Miranda, é coordenado pelo professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcelo Manzi Marinho. Ele explica que os mesocosmos ficarão instalados no lago por 30 dias para acompanhar se
as técnicas de remoção das algas e de excesso de nutrientes acontece de forma adequada. A conclusão do estudo está prevista para acontecer em 2017, mas até o momento, algumas características do lago já foram descobertas. “Como trata-se de um lago artificial, ele abriga um grande depósito de material orgânico. Este excesso de nutrientes, proveniente da alimentação de peixes e das aves, também é aproveitado pelas algas, que crescem com mais rapidez e dão o aspecto esverdeado na água”.
O mesocosmo, conforme o pesquisador, é um equipamento formado por aros metálicos que são depositados no fundo do lago. Em seu interior são colocados produtos químicos que auxiliam este tipo de análise. Sua localização acontece por meio de boias plásticas que flutuam na superfície. O estudo sobre a água do lago do Museu Mariano Procópio (Mapro), segundo Douglas, tem sido acompanhado por pesquisadores internacionais, especializados na qualidade da água presente em museus do mundo inteiro. O levantamento no Mapro teve início em 2012 e já passou por diversas fases.
Segundo a história, o lago do museu foi construído e projetado com cinco ilhas, sendo a “ilha central” coberta por um bambuzal. Estudiosos de jardins históricos apontam que a obra é um dos marcos do arquiteto paisagista e botânico Glaziou. A região, que no passado abrigava um pântano, tem hoje diversas espécies de árvores e animais.

____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Economia

Data: 05/04/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/nova-manifestacao-contra-o-aumento-da-passagem-de-onibus/

Nova manifestação contra o aumento da passagem de ônibus 

Estudantes e trabalhadores ligados a diversas entidades voltaram às ruas do Centro, na noite desta terça-feira (5), mobilizados em ato de protesto contra o aumento da passagem de ônibus para R$ 2,75. O argumento dos manifestantes é de que a determinação de cobrar R$ 0,25 a mais no preço do transporte coletivo da cidade foi
uma decisão arbitrária. Eles afirmaram, durante o ato, que não houve diálogo com a população. Também houve reivindicações pelo passe livre para os estudantes, revogação do aumento da tarifa e estatização do transporte público.
De acordo com a organização do movimento, cerca de 200 pessoas participaram desta terceira edição. Já a Polícia Militar estimou a participação entre 80 e cem manifestantes. Segundo um dos organizadores, o estudante Davi Marcenes, é preciso chamar a atenção da população para a falta de participação da sociedade numa decisão que
impacta a todos os usuários de transporte público. “Há tempos vêm sendo feitos aumentos na passagem, mas quem usa os ônibus todos os dias não sente melhorias na qualidade do serviço prestado.”
O ato começou na frente da Câmara Municipal e seguiu, após às 18h, pela Avenida Rio Branco, na pista voltada para automóveis, no sentido Manoel Honório. Em seguida, os manifestantes entraram na Rua Floriano Peixoto e acessaram a Avenida Getúlio Vargas, caminhando até a Praça Antônio Carlos. Ao longo do percurso, houve congestionamento do trânsito em alguns trechos. O trajeto foi percorrido com bandeiras, faixas, batuque, apitaço e palavras de ordem.
De acordo com o comandante da 30ª Companhia de Polícia Militar, capitão Herivelton Soares, não houve registro de ocorrências. Universitários da UFJF marcaram presença no ato e, na pauta de reivindicações, lembraram que, há anos, estudantes disputam espaço dentro dos ônibus que fazem a linha para a instituição, uma vez que sempre
estão lotados, denotando a necessidade de investimentos para atender a grande demanda.

____________________

Veículo: Acessa.com

Editoria: Educação

Data: 05/04/2016

Link: http://www.acessa.com/educacao/arquivo/noticias/2016/04/05-novo-reitor-ufjf-toma-posse-nesta-quarta-feira-brasilia/

Novo reitor da UFJF toma posse nesta quarta-feira em Brasília

O novo reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus Vinícius David, tomará posse na próxima quarta-feira, 6 de abril, às 16h, no Ministério da Educação, em Brasília/DF. A solenidade será conduzida pelo Ministro de Estado da Educação, Aloizio Mercadante e ocorre na Sala de Atos, 9º andar, no edifício-sede do Ministério da Educação, em Brasília/DF.

Para efetivar o processo de posse de toda a chapa eleita na consulta realizada em janeiro e fevereiro deste ano, o Conselho Superior irá se reunir para elaborar nova lista tríplice de vice-reitor que será encaminhada ao MEC. A criação da lista ocorrerá em data a ser definida, após ato de renúncia do vice-reitor no exercício da Reitoria, Marcos Vinício Chein Feres, previsto para a próxima sexta-feira, 8. Após nomeação da vice-reitora eleita, Girlene Silva, pelo MEC Marcus David efetivará sua posse. Já a cerimônia de transmissão de cargo na UFJF será divulgada em breve.

Todo o processo é conduzido em conformidade com a lei 9.192, de 21 de dezembro de 1995, com o decreto 1.916, de 23 de maio de 1996, e com o estatuto e regimento da UFJF.

____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Política

Data: 06/04/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/novo-reitor-da-ufjf-toma-posse-hoje-em-brasilia/

Novo reitor da UFJF toma posse hoje em Brasília

O novo reitor da UFJF, Marcus Vinícius David, tomará posse nesta quarta-feira (6), às 16h, no Ministério da Educação, em Brasília. A solenidade será conduzida pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e ocorre na Sala de Atos, no edifício-sede do MEC. Conforme a assessoria da universidade, para efetivar o processo de posse de toda a
chapa eleita na consulta realizada em janeiro e fevereiro deste ano, o Conselho Superior irá se reunir para elaborar nova lista tríplice de vice-reitor que será encaminhada ao MEC.

A criação da lista ocorrerá em data a ser definida, após ato de renúncia do vice-reitor no exercício da Reitoria, Marcos Chein Feres, previsto para a próxima sexta (8). Após nomeação pelo MEC da vice-reitora eleita, Girlene Silva, Marcus David efetivará sua posse. Já a cerimônia de transmissão de cargo na UFJF será divulgada em breve.

____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 06/04/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/jogo-da-vida-para-fabricio-soares/

Jogo da vida para Fabrício Soares

A despedida carijó do Campeonato Mineiro, domingo, às 16h, contra a Caldense no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio não vale apenas o quinto lugar e o adeus ao fantasma do rebaixamento para alguns jogadores.
É o caso do zagueiro Fabrício Soares. Aos 37 anos, o defensor foi titular na maior parte da campanha do Alvinegro juizforano no Estadual, mas possui vínculo com o Tupi apenas até o fim de abril, não tendo presença certa na Série B. “Me preocupo em fazer minha parte primeiro. Tenho que atuar da melhor maneira possível até porque almejo um
algo a mais, renovar meu contrato novamente, então tenho que mostrar serviço”, expôs o defensor.
O experiente atleta deve iniciar partida contra a Caldense ao lado de Sidimar na zaga pela nona vez no Mineiro. Esta foi a dupla utilizada pelo técnico Ricardo Drubscky em treino tático na manhã desta quarta (6), no campo da UFJF. Após jogadas de ataque contra defesa reunindo no máximo dois atacantes e dois defensores, o comandante carijó dividiu o elenco em três times. No grupo aparentemente titular estavam Osmar, Sidimar, Fabrício Soares e Thiago Espíndola; Rafael Jataí e Filipe Alves; Hiroshi e Michel Henrique. A expectativa é de que, na atividade de quinta-feira, no Estádio Municipal, o treinador esboce a equipe que recebe a Caldense, devendo contar ainda com o goleiro Glaysson, o meia Wiliam Kozlowski e o atacante Rubens. O zagueiro Helder, que torceu o joelho esquerdo após ganhar vaga de titular contra a URT, voltou a treinar com bola ontem e pode ser relacionado.

Auge técnico
Em contraste com a situação vivida pelo Tupi até a última rodada está Filipe Alves. O volante só não entrou em campo na estreia contra o América em 2016 e foi apontado como destaque na vitória sobre o Tricordiano. Também planejando sua participação na segunda divisão nacional, Filipe admitiu seu melhor momento com a camisa alvinegra. “Estou fazendo uma grande temporada, dando sequência na Serie C do ano passado. Me sinto muito bem e estou tranquilo e focado para melhorar ainda mais”, opinou o jogador emprestado ao Tupi pelo Nova Iguaçu até o fim da Série B.

___________________

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata

Data: 06/04/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/04/professor-marcus-david-toma-posse-como-reitor-da-ufjf-em-brasilia.html

Professor Marcus David toma posse como reitor da UFJF em Brasília

O novo reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus Vinícius David, tomou posse na tarde desta quarta-feira (6) em Brasília. A cerimônia de posse ocorreu no Ministério da Educação.

Marcus David e a vice-reitora Girlene Alves da Silva foram eleitos em fevereiro com 57,42% dos votos e irão suceder o ex-reitor Júlio Maria Chebli, que renunciou em novembro de 2015.

Para efetivar o processo de posse, o Conselho Superior (Consu) irá se reunir para elaborar uma lista tríplice, encabeçada pela chapa vencedora, a ser enviada ao Ministério da Educação. A elaboração da lista ocorrerá em data a ser definida, após ato de renúncia do vice-reitor no exercício da Reitoria, Marcos Vinícios Chein Feres, previsto para a próxima sexta-feira (8).

Reitor e vice-reitora
Marcus David formou-se em 1988 em Economia na UFJF, onde ingressou anos mais tarde como técnico-administrativo. Em 1997, iniciou carreira como professor na então Faculdade de Economia e Administração (FEA). É mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras.

Na UFJF, Marcus David foi pró-reitor de Administração, pró-reitor de Finanças e Controle, diretor financeiro e ainda presidente do Conselho Diretor da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe). Desempenhou também as funções de chefe do Departamento de Finanças e Controladoria e Diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.

Girlene Silva iniciou a carreira na UFJF em 1997 como professora auxiliar e atualmente é professora associada do Departamento de Enfermagem Aplicada da Faculdade de Enfermagem.

Formada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, tem mestrado na escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado pela Escola de Enfermagem da USP. Em 2009, fez pós-doutorado no Instituto de Medicina Social da UERJ.