Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 10/03/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/jf-volei-vence-mas-encerra-participacao-na-superliga/

JF Vôlei vence, mas encerra participação na Superliga

O JF Vôlei encerrou sua participação na temporada 2015/16 da Superliga com vitória. Na noite desta quarta-feira (9), a equipe superou o time de base do Sada Cruzeiro por 3 sets a 2 (22×25, 25×27, 25×21, 25×23 e 15×10), em 2h46 de partida.
Com o Ginásio da Faefid lotado, inclusive com muitos torcedores cruzeirenses, os donos da casa iniciaram perdendo as duas primeiras parciais, mas reagiram e venceram o confronto no tiebreak. O central Diego foi eleito o melhor jogador em quadra, recebendo o troféu VivaVôlei.
Mesmo com a vitória, o time não conseguiu escapar da lanterna da competição, com apenas dez pontos conquistados em 22 rodadas. Com isso, a permanência da equipe na elite do vôlei nacional será definida através de um torneio seletivo, que reunirá os dois piores colocados da Superliga A e dois times da Superliga B. Derrotado pelo Lebes/Gedore/Vôlei Canoas por 3 sets a 0 (25/18, 25/11 e 25/20), em Canoas, o Copel Telecom Maringá terminou em 11º lugar geral, com 21 pontos, e também participará do torneio seletivo.

Data marcada
Mesmo sem sede definida, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) definiu a data de disputa da Seletiva. A competição vai acontecer na semana do dia 27 de março. O objetivo do time juizforano é trazer a competição para a cidade e contar com o apoio da torcida local para se manter na principal divisão da modalidade.
Além da definição do local da competição, o time comandado pelo técnico Alessandro Fadul aguarda a definição dos dois outros adversários, que ainda disputam as semifinais da Superliga B. Botafogo, Selmer/Caramuru/Castro, Sesi-SP e São Bernardo Vôlei são os times que ainda seguem na briga. O campeão terá acesso direto à Superliga A. As
outras duas equipes mais bem colocadas têm vaga no torneio seletivo. Por ser equipe de base, o Sesi-SP não poderá participar da Seletiva e nem subir para a liga principal.

Desfalque
Destaque do JF Vôlei na temporada, o ponteiro Renato fez ontem sua última partida com a camisa da equipe. O jogador, de 32 anos, aceitou uma proposta da Indonésia e, no próximo sábado, já embarca para o país asiático para defender o Jakarta Pertamina Energy. Destaque nas estatísticas do torneio, o jogador terminou a fase classificatória
como o sétimo maior pontuador, com 308 tentos. Pelo Facebook, ele agradeceu o carinho e se despediu da comissão técnica e dos torcedores.

____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 10/03/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/linhas-de-onibus-da-ufjf-sao-alteradas/

Linhas de ônibus da UFJF são alteradas

Terminam nesta sexta (11) as aulas do segundo período letivo de 2015 da UFJF. Com o recesso, que segue até 3 de abril para cerca de 16 mil estudantes, as linhas de ônibus que atendem o campus serão reduzidas e, algumas, sofrerão mudanças de horários e itinerários a partir de sábado (12). As alterações poderão ser consultadas no site da
Prefeitura.
Segundo informações da Settra, as linhas 525 e 535 (Universidade) irão operar, cada uma, com apenas um veículo nos dias úteis. Já as linhas 530 (São Pedro) e 532 (São Pedro/Caiçaras), que têm como itinerário o anel viário, irão para a garagem após a realização das viagens nos bairros. Também durante o recesso, serviços oferecidos pela UFJF aos estudantes terão os horários alterados. O funcionamento da Central de Atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e da Biblioteca Central, das 7h às 18h. O Restaurante Universitário (RU) do campus será aberto também nos dias úteis, entre 11h e 13h30, já a unidade do Centro não terá expediente.
Os alunos retornam às aulas no dia 4 de abril junto com os calouros do primeiro semestre de 2016. O atraso no período letivo dos estudantes foi decorrente das greves de professores e técnico-administrativos da instituição.

____________________

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata-MG

Data: 10/03/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/03/horarios-e-itinerarios-de-onibus-que-atendem-ufjf-serao-alterados.html

Horários e itinerários de ônibus que atendem a UFJF serão alterados

Os horários de quatro linhas e dois itinerários do transporte coletivo urbano que atendem a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) serão alterados a partir deste sábado (12) por causa do recesso da universidade. 

As linhas da Universidade, 525 e 535, terão um veículo cada, nos dias úteis. Já as linhas 555 e 545, que também atendem o Campus, deixarão de operar. Haverá alteração, ainda, nas linhas 530 (São Pedro) e 532 (São Pedro/Caiçaras), que têm como itinerário o anel viário.

As mudanças valem até 3 de abril, quando termina o recesso da UFJF.

____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Os pés pelas mãos

Data: 11/03/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/falta-coragem/

Falta coragem

Quando essa coluna foi escrita, no início da noite de ontem, a bola sequer tinha rolado no Estádio Municipal para a partida entre Fluminense e Criciúma pela Primeira Liga – ou a Copa Sul-Minas-Rio, como queiram. Como nunca fui bom de futurologia, não posso aqui dizer se foi ou não um bom jogo; os se as arquibancadas estavam animadas; ou
ainda se as duas equipes elogiaram ou criticaram a estrutura do Mário Helênio após o apito final. Não posso dizer quase nada, a não ser que ser palco de partidas como essa é sempre muito bom para a cidade.
Nunca consegui entender a inércia das autoridades e do empresariado juizforano no que diz respeito à atração de grandes partidas para a cidade. Parece-me faltar pulso firme na terra que aceita passivamente um complexo de viralata específico e toma como verdade absoluta a pecha de “ser um lugar bom para se viver, mas ruim para ganhar grana”. Balela! Na verdade, o que falta é coragem de arriscar. Seja para gerar grana ou atrair grandes eventos. Falta ousadia ao município, que se mantém incapaz de se vender como um centro esportivo interessante, mesmo em tempos em que o Maracanã e o Engenhão estão fora de serviço. Isso só para citar o futebol.
A sensação que tenho é de que somos – ou gostamos de ser – a cidade que “podia” dar certo. “Temos uma posição geográfica estratégica.” “Nossa malha viária tem escoamento para os três principais centros do país.” “Temos boas estruturas esportivas como o Estádio e as instalações da UFJF.” Sim! Temos tudo isso. Mas, ao que parece, falta
culhão àqueles que têm a faca e o queijo na mão para colocar Juiz de Fora, de fato, no mapa esportivo, seja atraindo eventos de porte ou para prestar um apoio minimamente digno às equipes da cidade como o Tupi e o JF Vôlei.

____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 11/03/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/passageiro-e-esfaqueado-em-tentativa-de-assalto-perto-da-ufjf/

Passageiro é esfaqueado em tentativa de assalto perto da UFJF

Uma tentativa de assalto a um passageiro de um táxi causou pânico em motoristas que trafegavam na noite de quinta-feira (10) pela Avenida Itamar Franco, próximo à entrada do Pórtico Sul da UFJF. Conforme relatos de testemunhas colhidos pela 32ª Cia de Polícia Militar, por volta das 22h30, um grupo de adolescentes teria saído do Bairro Dom Bosco em direção ao veículo, que estava parado no semáforo, aguardando para seguir pela Avenida Eugênio do Nascimento. Um deles se aproximou da vítima, que era um rapaz, e tentou arrancar o cordão que estava em seu pescoço. Como não conseguiu, saiu correndo. Na sequência outros jovens tentaram forçar a retirada do objeto e desferiram golpes de faca em sua mão. Eles fugiram por uma trilha próxima a uma construção no Dom Bosco.
“Foi tudo muito rápido, e todos os carros que estavam parados arrancaram com medo de ser um arrastão. Cheguei a emparelhar com o taxista para saber o que tinha acontecido, e ele relatou que o jovem tinha se ferido e que iria leválo
para o hospital”, conta o professor Ricardo Bedendo, que estava parado atrás do veículo no sinal e testemunhou a cena. “O que mais me chamou a atenção foram a ousadia e a violência cometidas pelo grupo. Moro próximo ao local da ocorrência, e não é de hoje que convivo com ruas mal iluminadas e falta de policiamento.” Segundo informações da 32ª Companhia da PM, os militares chegaram a procurar pelo jovem, que teria dado entrada no Hospital Monte Sinai, mas não o encontraram. A vítima, por sua vez, não registrou boletim de ocorrência.
O presidente da Associação de Taxistas, Luiz Gonzaga Nunes, afirmou que os constantes assaltos envolvendo a categoria têm deixado os trabalhadores assustados. O próprio sindicalista foi alvo de assalto recentemente, quando foi colocado no portamalas do seu veículo. “Mesmo com todo o trabalho que já vem sendo feito pela polícia, é preciso mais ação para garantir a segurança do taxista. É necessário que haja mais blitze, a fim de inibir os assaltos. Também acho que uma parceria entres as polícias Militar e Civil e a sociedade poderia surtir efeito, com os moradores acionando a polícia caso observem situações suspeitas envolvendo taxistas”, destacou Gonzaga.

____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 11/03/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-convoca-mais-617-aprovados-pelo-sisu-pism-e-vestibular/

UFJF convoca mais 617 aprovados pelo Sisu, Pism e vestibular

Mais 617 calouros foram convocados pela UFJF para ingresso em 2016. A chamada foi feita nesta sexta-feira (11). Do total, 545 calouros foram convocados pelo terceiro edital de reclassificação do Sisu, e 72 na primeira chamada da lista de espera do Pism. Também foi publicado o edital de antecipação para o primeiro semestre de 2016, para os
aprovados pelo Pism e vestibular. Os 114 estudantes contemplados neste edital já haviam sido classificados anteriormente para ingresso no segundo semestre de 2016 e ingressarão na UFJF já no primeiro semestre letivo.
Conforme orientação da UFJF, o primeiro passo para os novos selecionados é fazer o registro de matrícula online.
O período de registro será iniciado às 16h desta sexta-feira e vai até o meio-dia de 14 de março. Aprovados pelo Sisu devem fazer o procedimento através deste link, enquanto que os aprovados pelo Pism e pelo vestibular devem
acessar este link. Os estudantes incluídos no edital de antecipação já fizeram esse procedimento e não precisam repeti-lo. A universidade alerta que o registro é imprescindível para os que têm interesse em ingressar na UFJF. O candidato que não o fizer dentro do prazo perderá a vaga.
A matrícula presencial dos selecionados acontece nos dias 29 e 30, em uma escala definida por curso, juntamente com os selecionados na chamada anterior. No site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA) estão disponíveis os documentos que deverão ser apresentados no ato da matrícula, conforme os grupos de
aprovação.
As vagas são para os cursos do campus de Juiz de Fora e para o campus avançado de Governador Valadares. As notas dos Módulos I e II do Pism serão divulgadas em 18 de abril.