(Foto: Cláudia Rangel)

Exposição segue para João XXIII (Foto: Cláudia Rangel)

As fotografias da exposição: “Retratos da Resistência: As faces do Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva” voltam à Universidade Federal de Juiz de Fora. Dessa vez, ficam em exibição no corredor principal da Faculdade de Comunicação, até a próxima segunda, 14 de março das 8h às 22h.

Fruto da monografia da aluna do curso de Comunicação Social, Cláudia Rangel, a série é composta por retratos individuais dos 20 integrantes do conjunto musical juiz-forano Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva. Grupo com 51 anos de atuação e considerado Patrimônio Imaterial a partir do decreto nº 9.085, de 15 de janeiro de 2007, por sua importância histórica, cultural e social.

“É importante, em um espaço não convencional, como o Campus, dar visibilidade a um grupo, com um projeto cultural e artístico tão expressivo como esse. Interessante mostrar as mulheres, maioria no grupo, em sua militância negra e feminista, de forma empoderada”, relatou a fotógrafa, que teve o primeiro contato com o grupo em 2011.

Como o Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva tem muitas mulheres, Guilherme Landim, organizador e iluminador no projeto, considera que trazer a exposição em março, mês mulher, é uma forma de homenagem, pois as fotografias representam a resistência delas. Segundo ele, a montagem da exposição foi readaptada para a Faculdade de Comunicação, o que traz um impacto diferente em quem a prestigia: “Quando exposta na reitoria, as fotos podiam ser vistas individualmente, pois foram distribuídas em biombos. Dessa vez a percepção é outra, estão todos juntos. Um do lado do outro”, ressaltou Landim.

O próximo local a receber a exposição será o Colégio de Aplicação João XXIII. De acordo com a diretora de Ações Afirmativas e professora do colégio, Carolina Bezerra (que é curadora do projeto), as fotografias serão expostas na Galeria Edson Pável Bastos, a partir de terça-feira, 15 de março.

A exposição tem parceria com a diretoria de Ações Afirmativas da UFJF, Faculdade de Comunicação da UFJF, Prefeitura de Juiz de Fora e Funalfa.