hipertensao

Esclarecimento da população e diversos servidos serão oferecidos na Feira

A população adulta e idosa de Governador Valadares é convidada a participar gratuitamente da “I Feira da Saúde – UFJF/GV”, que será realizada no próximo sábado (27), entre 13h e 17h, na Praça de Esportes.  O evento é organizado por professores do Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa (NEPI), e dos Departamentos de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Odontologia, Básico de Saúde e Medicina do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Para o valadarense será uma oportunidade de receber informações e avaliações sobre temas essenciais para uma vida saudável, tais como, atividade física para prevenção e tratamento de doenças cardiometabólicas, orientação postural, instruções sobre uso de medicamentos, avaliação de dados biométricos, glicemia e pressão arterial, cuidados com a pele, prevenção do câncer de boca, bem como avaliação de necessidades odontológicas, entre outros.

De acordo com a professora Sibele Aquino, coordenadora da “I Feira da Saúde – UFJF/GV”, o evento vai permitir o contato direto dos alunos e professores com a comunidade, em importantes interfaces da saúde.  “Temos diversos cursos da saúde, providos de professores com excelente formação e experiência e que devem ser direcionados, nesse evento, à comunidade. A integração entre a Universidade e comunidade propicia benefícios à universidade como instituição de ensino, pesquisa e extensão. Para a comunidade, essas ações são benéficas devido aos diversos instrumentos utilizados no evento que culminam com a promoção de saúde de forma geral”, ressaltou a  docente do curso de Odontologia e integrante da equipe de organização do evento, ao lado das professoras Raquel Queiroz, do curso de Educação Física, e Clarice Lima, do curso de Nutrição.

Confira abaixo as atividades que serão desenvolvidas.

Atividades do Departamento de Educação Física

– Orientação sobre os benefícios e riscos da prática de atividade física para prevenção e tratamento de doenças cardiometabólicas.

– Exposição de pôsteres e entrega de folhetos informativos sobre Atividade Física e Hipertensão Arterial, Diabetes e Controle do Peso Corporal.

Atividades do Departamento de Fisioterapia:

– Aplicação de questionário sobre incapacidade, com posterior feedback ao idoso sobre seu grau de incapacidade;

– Entrega de folheto informativo sobre queda em idosos;

– Entrega de folheto informativo sobre orientações posturais.

Atividades do Departamento Básico de Saúde:

– Exposição do pôster “O que devemos saber sobre medicamentos”;

– Orientações sobre o uso correto de medicamentos;

– Orientações sobre o armazenamento e descarte de medicamentos (entrega de folders).

Atividades do Departamento de Medicina:

– Sensibilização do público-alvo quanto aos tipos de violência contra a pessoa idosa;

– Distribuição de cartilha informativa.

– Ações de promoção de saúde para doenças cardiovasculares;

– Informar a população sobre os fatores de risco para doenças cardiovasculares.

– Aferições de pressão arterial, testes de glicemia e obtenção de dados biométricos, de altura e peso corporal.

– Aplicação de questionários para identificação de grupos de risco para as doenças cardiovasculares. Esses dados irão compor uma cartilha educativa que posteriormente será distribuída a população de Governador Valadares.

Atividades do Departamento de Nutrição:

– Aferição de peso e altura, com posterior cálculo do índice de massa corporal (IMC);

– Aferição de circunferência da cintura;

– Orientações nutricionais voltadas para prevenção e controle de doenças crônicas (10 passos para alimentação saudável).

Atividades do Departamento de Farmácia:

– Orientações sobre prevenção do câncer de pele e quantidades indicadas de protetor solar para cada parte do corpo;

– Atividade de depilação de buço e sobrancelha em parceria com a Depylaction.

Atividades do Departamento de Odontologia:

– Exame da mucosa bucal para detecção de lesões;

– Entrega de folheto sobre autoexame de boca;

-Exposição de banner sobre fatores de risco em câncer bucal e sobre autoexame de boca;

-Avaliação de necessidades odontológicas e encaminhamento a tratamento odontológico nas Clínicas Odontológicas da UFJF/GV.

Atividades do Ministério da Saúde Adventista:

-Estação que abordará o tema “Saúde Espiritual”.

Atividades do Clube dos Aventureiros:

– Atividades recreativas e lúdicas para as crianças enquanto os seus familiares são atendidos na Feira de Saúde.

Atividades gerais com participação de alunos das diversas áreas da saúde e apoiadas pela Drogasil:

– Medida da pressão arterial de repouso;

– Medida da Glicemia casual.

Conheça o site do NEPI.