Gravação de vídeo é uma das principais dúvidas dos alunos na hora da seleção

Estão abertas as inscrições para o Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação 2016 (Piigrad) da Diretoria de Relações Internacionais da UFJF. Os candidatos tem até o dia 10 para preencherem o formulário e enviarem os anexos pedidos no edital. São disponibilizadas 303 vagas em 30 universidades em todo o mundo, sendo 20 com bolsas de estudo financiadas pela UFJF. Outras nove bolsas serão oferecidas por parceiros internacionais, em Passau (Alemanha), com três oportunidades, e em Kanda (Japão), com seis.

A aluna Rafaela Cristiano Dornellas retornou na semana passada do intercâmbio em Rostock, na Alemanha. “Como estudo literatura alemã, pude vivenciar meu objeto de estudo de perto. Sem esse projeto dificilmente conseguiria conhecer isso. No começo sempre há um medo da adaptação, mas que passa logo. É uma oportunidade única e que marca para a vida.” Se estiver interessado em participar como a Rafaela, leia a lista abaixo para tirar suas dúvidas e garantir sua inscrição.

Inscrições

Todo o procedimento é feito online, a partir do site da Piigrad e o aluno deve ter o IRA de, no mínimo, 60. Não há taxa de inscrição, e o candidato não sofre nenhuma sanção se passar e depois desistir da vaga. Por que não tentar?

Documentação necessária

Para preencher o formulário de inscrição, o candidato deve ter currículo disponível na plataforma Lattes. Para a seleção, é necessário enviar os documentos de comprovação das atividades citadas, compilados em um único arquivo em formato PDF. É obrigatório também o envio de um vídeo de até 90 segundos, argumentando sobre porque merece a vaga.

Avaliação

O candidato irá pontuar de acordo com as atividades extracurriculares que desenvolveu, como monitorias, projetos de extensão e bolsas de treinamento profissional. Palestras e cursos também contam pontos. O valor avaliativo para cada atividade está disponível no edital e todas exigem documentação comprobatória de participação. Para bolsistas com semestre incompleto de bolsa, a pontuação é total, visto que completarão o semestre antes do intercâmbio.

Vídeo: “Conteúdo é o que importa”

O gerente de Intercâmbio Outgoing da UFJF, Thiago Coelli, ressalta que o caráter estético do vídeo não é critério de avaliação. O conteúdo do material é que importa para uma boa pontuação. “O vídeo pode ser feito de qualquer dispositivo, seja celular, câmera, webcam e afins, não necessitando de uma super produção, efeitos ou alta resolução. Mas o candidato deverá demonstrar segurança no conteúdo”.

Não precisa de um minuto e meio

É importante a objetividade na produção do vídeo. “O que caracteriza um bom vídeo é o candidato ser direto nas questões principais, mostrando  segurança e preparo para assumir a vaga”, destaca o Coelli, que indica o uso de compressores online para diminuir o tamanho em arquivo do vídeo e facilitar o envio.

O que um bom vídeo deve ter?

Obrigatoriamente o vídeo deve começar com nome, curso, país e universidade de destino. O gerente de Intercâmbio também ressaltou que o candidato deve responder a algumas questões como: “Por que essa instituição? Como pretende representar a UFJF no exterior? Como espera compartilhar o aprendizado de lá? Falando sobre isso, o aluno consegue nos mostrar porque merece ser escolhido”, afirma Thiago.

“Precisei de umas vinte tentativas para conseguir gravar um bom vídeo. Mas deu tudo certo e então foi uma surpresa maior ainda ser aprovada. Lá pude conhecer pessoas, lugares e uma cultura diferente”, conta Dalila Romualdo Pereira, que fez o intercâmbio em Setúbal, Portugal.

Para tirar outras dúvidas, entre na lista de Perguntas Frequentes ou participe da palestra online nesta quinta-feira, 4, às 16h. Saiba mais.