Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 01/02/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/vigilantes-param-e-ufjf-fica-sem-servico-de-seguranca/

Vigilantes param e UFJF fica sem serviço de segurança

Um imbróglio na assinatura do novo contrato da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com a empresa de segurança que presta serviço para a instituição deixa o campus, além de todas as autarquias que pertencem à universidade, sem vigilantes há mais de dez horas. Com o contrato vencido, cerca de 88 funcionários contratados pela Plantão, atual prestadora do serviço, cruzaram os braços por volta de meia-noite deste domingo.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Juiz de Fora, Josias Luciano Rosa, os trabalhadores encontram-se inseguros, em função do risco de demissão. O contrato teria sido encerrado na sexta-feira (29). “Todo o armamento foi recolhido pela empresa por determinação da Polícia Federal e os funcionários foram retirados dos
postos”, afirma.
Ainda conforme o sindicato da categoria, por volta das 10h, a universidade sinalizou para a assinatura de um contrato emergencial, previsto para ser estabelecido até às 12h. Com isso, a previsão é que os seguranças voltem aos seus postos de trabalho. A informação também foi confirmada pelo supervisor da Plantão, Luiz Henrique Fernandes.
Em nota, a UFJF confirmou o vencimento de contratos. O serviço de vigias e porteiros prestado por funcionários terceirizados e por técnico-administrativos em educação, no entanto, teria se mantido inalterado. Ainda conforme a instituição, por volta das 12h30, os vigilantes terceirizados teriam retornado ao trabalho. “Para garantir a manutenção das atividades, nova licitação específica para vigilância armada está em tramitação na UFJF”, informa o texto.

____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 01/02/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/caixa-eletronico-e-arrombado-no-campus-da-ufjf/

Caixa eletrônico é arrombado no Campus da UFJF

Um caixa eletrônico situado no Campus da UFJF amanheceu arrombado neste domingo (31). De acordo com informações do boletim de ocorrência da Polícia Militar (PM), o diretor de segurança da instituição relatou que um vigilante encontrou o equipamento danificado, entre as faculdades de Comunicação e de Administração e Ciências
Contábeis.
Os ladrões utilizaram uma furadeira especial e fizeram perfurações específicas na parte traseira da máquina, o que possibilitou a abertura da porta de trás do equipamento. Como o caixa é protegido por um vidro do tipo jateado, a manobra criminosa passou despercebida. Ainda conforme a PM, não há câmeras no local do caixa, e as câmeras
internas do campus não estariam funcionando.
Por meio de assessoria, a UFJF confirmou a informação de não funcionamento e afirmou que está avaliando as providências a serem tomadas. A quantia levada não foi informada. Peritos da Polícia Civil realizaram os trabalhos de praxe, e o caso será investigado.

____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 01/02/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/vigilantes-param-e-temem-demissao/

Vigilantes param e temem demissão

Um imbróglio na assinatura do contrato entre a UFJF e uma empresa de segurança deixou o campus e todas as autarquias que pertencem à universidade sem vigilantes por, pelo menos, dez horas entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira (1º).
Durante o período, 88 funcionários da Plantão Serviço de Segurança, atual prestadora do serviço, cruzaram os braços em protesto. O serviço só foi restabelecido após o meio-dia, quando a instituição e a empresa fecharam novo contrato emergencial pelo prazo de seis meses.
O presidente do Sindicato dos Vigilantes de Juiz de Fora, Josias Luciano Rosa, disse que os trabalhadores estavam inseguros, em função do risco de demissão, pois o último contrato foi encerrado na sexta-feira (29). “A empresa venceu a última licitação para o serviço, mas estamos trabalhando por contratos emergenciais até agora”, afirmou, acrescentando que todo o armamento usado pelos vigilantes foi recolhido pela empresa por determinação da Polícia Federal, e eles ainda tinham sido retirados dos postos.
Segundo Josias, o fechamento de mais um contrato emergencial, o sexto desde então, só trouxe tranquilidade aos trabalhadores porque veio acompanhado da informação de que, após o encerramento do prazo, haverá a assinatura do contrato definitivo. “Em período de crise, a garantia dos 88 empregos neste primeiro momento é o mais importante.”
Em nota, a UFJF confirmou o vencimento de contratos. O serviço de vigia e de porteiro prestado por terceirizados e por técnico-administrativos em educação, no entanto, teria se mantido inalterado. Ainda conforme a instituição, por volta das 12h30, os vigilantes terceirizados teriam retornado ao trabalho. “Para garantir a manutenção das atividades, nova licitação específica para vigilância armada está em tramitação na UFJF”, informou o texto. 

____________________

Veículo: Acessa.com

Editoria: Educação

Data: 01/02/2016

Link: http://www.acessa.com/educacao/arquivo/noticias/2016/02/01-ufjf-abre-inscricoes-para-preenchimento-555-vagas-ociosas-graduacao/

UFJF abre inscrições para preenchimento de 555 vagas ociosas de graduação

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou três editais para preenchimento de vagas ociosas, totalizando 555 oportunidades em 38 cursos, que poderão ser preenchidas por reinscrição, mudança de curso, transferência, graduados e candidatos com graduação incompleta.

Para Juiz de Fora, são disponibilizadas 302 vagas, sendo 174 vagas distribuídas em 26 cursos (sete deles modalidades do Bacharelado em Música). A estas vagas podem concorrer, pela ordem de prioridade, candidatos à reinscrição no campus Juiz de Fora, candidatos à mudança de curso, graduados na UFJF que cursaram com aproveitamento pelo menos 50% do curso pretendido, candidatos à transferência de outra instituição de ensino superior para a UFJF e candidatos graduados em curso superior, respectivamente. Os interessados nestas vagas devem comparecer à Central de Atendimento da UFJF, nos dias 3 e 4 de fevereiro, no horário de 9h às 20h. A distribuição das vagas por curso, a relação da documentação exigida e os casos em que é necessário o pagamento de taxas constam no edital.

As outras 128 vagas para Juiz de Fora são destinadas a excedentes do Concurso Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism/Sisu 2016), convocados em edital próprio. Os interessados devem acompanhar o edital de reclassificação, que será disponibilizado na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara):www.ufjf.br/cdara. Há vagas em 20 cursos, distribuídas nos grupos A, B, C, D e E, conforme critérios de perfil socioeconômico.

Para Governador Valadares, são 198 vagas, distribuídas em nove cursos (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição). Deste total, 99 são abertas, por ordem de prioridade, a candidatos à reinscrição para Governador Valadares, candidatos à mudança de curso, em Governador Valadares, graduados na UFJF que cursaram com aproveitamento pelo menos 50% do curso pretendido, candidatos à transferência de outra instituição de ensino superior para a UFJF e candidatos graduados em curso superior, respectivamente. Os interessados devem comparecer à Central de Atendimento da UFJF em Governador Valadares, nos dias 3 e 4 de fevereiro, no horário de 8h às 18h. A distribuição das vagas por curso, a relação da documentação exigida e os casos em que é necessário o pagamento de taxas constam no edital.

As outras 99 vagas para Governador Valadares são destinadas a excedentes do Concurso Pism/Sisu 2016, convocados em edital próprio. Os interessados devem acompanhar o edital de reclassificação, que será disponibilizado na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara): www.ufjf.br/cdara. Há vagas nos nove cursos, distribuídas nos grupos A, B, C, D e E, conforme critérios de perfil socioeconômico.

O terceiro edital abre inscrições para o campus em Juiz de Fora, mas somente para candidatos já graduados. O curso de Ciência da Religião (Noturno) disponibiliza 15 vagas de bacharelado e 20 de licenciatura. Há ainda outras 20 vagas para Ciências Sociais (Noturno), nas modalidades bacharelado e licenciatura. Os interessados devem comparecer à Central de Atendimento, nos dias 3 e 4 de fevereiro, das 9h às 20h. A relação da documentação exigida e o valor da taxa constam no edital.

____________________

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata-MG

Data: 01/02/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/02/caixa-eletronico-e-arrombado-no-campus-da-ufjf.html

Caixa eletrônico é arrombado no campus da UFJF

Um caixa eletrônico do banco Santander foi arrombado no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) neste domingo (31). De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO) da Polícia Militar (PM), os suspeitos fizeram perfurações na parte de trás do equipamento com uma furadeira especial.  Em nota, a assessoria do Banco Santander informou que está colaborando com as investigações policiais.

Segundo a PM, com as perfurações, os suspeitos conseguiram abrir a porta da máquina. A perícia técnica esteve no local e ainda não se sabe a quantia furtada. Os policiais não conseguiram imagens de câmeras de segurança da UFJF. De acordo com os militares, o vidro que fica atrás do caixa é do tipo jateado, o que dificultou a visualização da ação.

____________________

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata-MG

Data: 01/02/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/02/apos-impasse-de-contrato-com-ufjf-segurancas-voltam-ao-trabalho.html

Após impasse de contrato com UFJF, seguranças voltam ao trabalho

Os 88 seguranças do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) voltaram ao trabalho após suspenderem as atividades às 0h desta segunda-feira (1º) depois do impasse sobre a renovação do contrato com a empresa Plantão Serviços de Vigilância. O contrato venceu na última sexta-feira (29) e, segundo o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Juiz de Fora, Josias Luciano Rosa, foi renovado por mais seis meses.

A Administração Superior da UFJF afirmou, por meio de nota, que o serviço terceirizado de vigilância armada, em todas as unidades da instituição, retornou ao normal nesta segunda. E que a decisão sobre a renovação do contrato de vigilância armada foi comunicada à empresa e ao Sindicato dos Vigilantes de Juiz de Fora, e o efetivo de trabalhadores retornou aos postos de serviço. A UFJF informou ainda que uma nova licitação específica para vigilância armada está em andamento.

Segundo Josias, os seguranças trabalharam no sábado (30) e domingo (31) e, às 0h desta segunda, a empresa prestadora de serviço recolheu o armamento dos funcionários. 

____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 02/02/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-ira-convocar-500-da-lista-de-espera/

UFJF irá convocar 500 da lista de espera

Cerca de 500 candidatos devem ser chamados na lista de espera da UFJF nesta sexta-feira (5). Os nomes dos novos aprovados serão divulgados no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) a partir das 16h. Quem for chamado deve ficar atento ao período de pré-matrícula, realizado via internet, que ocorrerá durante o
carnaval, entre 5 e 9 de fevereiro. Quem não se registrar no sistema perderá a vaga. Já a matrícula presencial, com a entrega dos documentos comprobatórios dos convocados nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, será nos dias 1º e 2 de março.
Esta é a primeira lista de espera do ano. Os interessados tiveram até o dia 29 de janeiro para demonstrar interesse em estudar na UFJF, através do site do Sisu. A segunda convocação dos excedentes acontece em 19 de fevereiro, tendo a pré-matrícula online entre 19 e 23 do mesmo mês. Outras informações podem ser acessadas na página do Cdara.

____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Política

Data: 02/02/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/resultado-sai-na-madrugada-de-sexta/

Resultado sai na madrugada de sexta

A UFJF escolhe nesta quarta-feira (3) e quinta o novo reitor que deverá conduzir a universidade pelos próximos quatro anos. Duas chapas disputam o pleito no segundo turno: a chapa 1, encabeçada pelo professor da Faculdade de Administração, Marcus David, tendo como vice a professora da Faculdade de Enfermagem, Girlene da Silva, e a
chapa 3, formada pelo ex-superintendente do HU, Dimas Augusto, e o professor da Faculdade de Engenharia Hélio Antônio como vice.
A consulta acadêmica ocorre das 8h às 21h em urnas instaladas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, além das que estão no HU e Colégio de Aplicação João XXIII. A apuração será iniciada após o fim do processo, e a divulgação do resultado deverá ocorrer na madrugada de sexta-feira (5). O nome do reitor eleito será encaminhado ao Conselho Universitário (Consu) para que este seja nomeado pelo MEC.

____________________

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata-MG

Data: 02/02/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/02/projeto-da-ufjf-oferece-atendimento-psicologico-para-timidos.html

Projeto da UFJF oferece atendimento psicológico para tímidos

Um projeto gratuito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece atendimento psicológico para tímidos. O trabalho é direcionado ao aprendizado de novas formas de interação e é realizado em grupo. As inscrições para o primeiro semestre deste ano estão abertas.

O registro deve ser feito pelo e-mail nevasgt@gmail.com ou pelo telefone (32) 3216-1029. Serão solicitadas algumas informações, como nome, data de nascimento, disponibilidade de horário e telefone. Os profissionais irão entrar em contato com os interessados para avaliação e agendamento.

O trabalho tem o intuito de colaborar na melhoria das relações interpessoais para quem sofre com a timidez e trata o problema em grupo. Serão formadas turmas de aproximadamente dez pessoas, que serão orientadas por três terapeutas.

O atendimento é realizado no Centro de Psicologia Aplicada (CPA), na Rua Santos Dumont, 214, no Bairro Granbery. Ao longo do tratamento, serão desenvolvidas atividades para controle de ansiedade, treino de habilidades sociais e técnicas para reestruturação de pensamentos disfuncionais.

 

____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Política

Data: 03/02/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/movimento-tranquilo-em-primeiro-dia-de-votacao/

Movimento tranquilo no primeiro dia do 2º turno na UFJF

Desde as 8h desta quarta-feira (3), no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está acontecendo o primeiro dia de votação do segundo turno da consulta acadêmica que vai definir os nomes dos novos reitor e vice-reitor da entidade. Em várias urnas espalhadas pelas faculdades, alunos, técnicos-adminstrativos em Educação
(TAEs) e docentes realizam a votação entre a Chapa 1 (Reconstruir a UFJF), formada por Marcus David e Girlene Alves da Silva, e a Chapa 3 (Competência e respeito: caminhar com responsabilidade), composta por Dimas Augusto e Hélio Antônio. A votação segue até nesta quinta-feira (4). A divulgação do resultado acontece nesta sexta (5).
No Instituto de Ciências Humanas (ICH), o movimento de discentes e docentes foi tranquilo nas três urnas. Segundo fiscais que acompanham o pleito, nenhuma ocorrência foi registrada até então. Já na Faculdade de Engenharia, o volume de estudantes, TAE’s e professores ficou maior com a aproximação do horário de almoço. Os locais de
votação para este segundo turno serão os mesmos do primeiro nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares. Alunos, servidores e docentes podem consultar a lista com os locais pelo link da comissão eleitoral.
O primeiro turno foi realizado entre os dias 20 e 21 de janeiro, mas nenhuma das três chapas concorrentes atingiu mais de 50% dos pontos no conjunto de técnicos, estudantes e professores e mais de 30% em cada segmento. Cada segmento – alunos, TAEs e docentes – tem representatividade de 33%. A exceção ocorre quando um determinado segmento não alcança o comparecimento de 50% do total de votantes habilitados em sua categoria. Neste caso, a relação de paridade é reformulada.
Após o resultado do segundo turno, o Conselho Superior (Consu) se reúne para aprovar uma lista tríplice, encabeçada pela chapa vencedora e contendo outros quatro nomes escolhidos pelo próprio Consu. A mesma deve ser enviada ao Ministério da Educação para que os nomes sejam efetivados pelo Governo federal e possam tomar posse.

____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 03/02/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/campanha-da-ufjf-viraliza-nas-redes-sociais/

Campanha da UFJF viraliza nas redes sociais

Quase três meses após o lançamento, a campanha da UFJF “Quantos professores negros você tem?” viralizou nas redes sociais em todo o país. Fotos dos banners espalhados pelo campus estão circulando na internet, recebendo mensagens de apoio dos internautas. As postagens ganharam força nos últimos dias entre pessoas que não
são de Juiz de Fora e gostaram da iniciativa. A campanha da UFJF busca uma discussão sobre a desigualdade racial e foi lançada em novembro, no Mês da Consciência Negra. Nos cartazes, professores negros que atuam na universidade aparecem junto da frase “Quantos professores negros você tem?”. Logo abaixo, aparece a hashtag #nãoécoincidência.
Um dos personagens que estampam os cartazes da campanha é o professor da Faculdade de Comunicação Social Wedencley Alves Santana. “Num primeiro momento, quando fui contatado, não achei que seria uma campanha questionadora. Imaginei que seria algo mais institucional, reafirmando que a UFJF tem professores negros. Mas ela
foi questionadora sim e transcende os muros da universidade. É uma pergunta que não tem a ver apenas com a UFJF. Tem a ver com todas as universidades e, muitas vezes, até com as escolas de ensino básico. Talvez por isso acabou viralizando na internet”.
Formado em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em comunicação pela mesma instituição e doutor em linguística pela Unicamp, Wedencley lembra que em sua época de graduação, nos anos 80, era um dos poucos negros nos bancos da faculdade. Hoje, ele acredita que o cenário vem mudando, principalmente
após a instituição das cotas raciais, a mudança da estrutura das classes sociais no Brasil e a popularização do ensino superior entre as populações com renda mais baixa.
“É importantíssimo que o Estado proporcione mudanças reais. Não adianta acreditar que o aumento de professores negros no ensino superior, na ciência e na pesquisa é algo que naturalmente vai acontecer. Existem mudanças que são da própria história, mas é necessário que haja ações que possam acelerar esse processo”, defende o professor.
A campanha “Quantos professores negros você tem?” foi elaborada pela Diretoria de Ações Afirmativas da UFJF. O órgão, criado em 2014, tem a finalidade de promover condições institucionais que permitam a implementação e acompanhamento de políticas públicas voltadas às ações afirmativas na universidade, entre os discentes, docentes e
técnico-administrativos em educação.

____________________

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata-MG

Data: 03/02/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/02/segundo-turno-de-eleicao-para-novo-reitor-da-ufjf-e-realizado.html

Segundo turno de eleição para novo reitor da UFJF é realizado

O segundo turno da eleição para reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF) está sendo realizado nesta quarta (3) e quinta-feira (4). Alunos, professores e técnico-administrativos podem votar nos campus de Juiz de Fora e Governador Valadares.

A chapa 1, com Marcus David e Girlene Alves da Silva; e a chapa 3, com Dimas Augusto Carvalho e Hélio Antônio da Silva; concorrem ao posto da reitoria da instituição. O resultado final sai nesta sexta-feira (5).