Promover um espaço para discussões científicas e acadêmicas que irão além do conhecimento transmitido em salas de aula é o principal objetivo do I Seminário de Pesquisa em Biociências Aplicadas à Saúde (SPqBiAS), que será realizado na próxima segunda, dia 19 de janeiro, às 15h, no campus II da Univale.

A proposta partiu dos grupos Doenças Infecto-Parasitárias (DInPar) e Biociências da Saúde e Doença (BIOSAD), e visa criar um espaço mensal de discussões sobre temas vinculados a áreas de pesquisa dos organizadores, entre os quais: bioestatística, biologia molecular, epidemiologia, imunologia, microbiologia e parasitologia (DInPar); epidemiologia, fisiopatologia, desenvolvimento de novas terapias para o tratamento de doenças neoplásicas, inflamatórias e neurológicas (BIOSAD).

O professor Fábio Pieri, do Departamento Básico de Saúde da UFJF-GV e DInPar, acredita que estas atividades proporcionam maior interação entre professores, técnico-administrativos e estudantes, assim como agregam conhecimento e possibilitam a formação de profissionais mais capacitados.  “Ampliamos as experiências dos participantes com o conhecimento das ferramentas utilizadas para pesquisa e trazemos uma visão científica aos mesmos. Além disso, o evento promoverá um estimulo à comunidade acadêmica pela busca de ideias, desenvolvimento e redação de projetos científicos nestas áreas com consequente captação de recursos humanos e financiamentos para o desenvolvimento de projetos”, destacou o professor que também é um dos organizadores do evento.

As inscrições para o SPqBiAS são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail dinpar.ufjf.gv@gmail.com.

As palestras serão ministradas no auditório do Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, no prédio da Biblioteca do Campus II da Univale. Veja a programação completa:

 

“Revisões sistemáticas e meta-análise: o que nós, da área da saúde, temos a ver com isso?”

Ministrante: Professor Vinícius Silva Belo – Universidade Federal de São João Del Rei – Divinópolis (DInPar)

“Anemia em Idosos: Desafios e Perspectivas para pesquisa no Brasil”

Ministrante: Professora Clarice Lima Álvares da Silva – Departamento de Nutrição – UFJF-GV (BIOSAD)

“Criptococose – Uma abordagem clínica”

Ministrante: Acadêmica Amanda Oliveira Barbosa – Discente do curso de Medicina – UFJF-GV (DInPar)