(Foto: Arquivo pessoal)

A pesquisadora Christiane Jalles de Paula fala sobre seu livro ‘O bom combate: Gustavo Corção na imprensa brasileira (1953-1976)’ (Foto: Arquivo pessoal)

Com a ideia de estabelecer uma boa conversa para romper paradigmas, descortinar perspectivas e propor reflexão sobre os temas atuais nas Ciências Sociais, o tradicional Chá das Cinco e Meia, que acontece mensalmente no Instituto de Ciências Humanas (ICH), recebe, neste dia 14, no anfiteatro 3, às 17h30, a professora da Faculdade de Ciências Sociais e pesquisadora Christiane Jalles de Paula para uma palestra sobre seu livro ‘O bom combate: Gustavo Corção na imprensa brasileira (1953-1976)’, que foi lançado ano passado. O evento é gratuito e aberto à comunidade acadêmica, não sendo necessária inscrição.

O livro trata sobre o catolicismo, conservadorismo e reacionarismo no Brasil. O protagonista foi um dos mais importantes, e polêmicos, nomes do laicato brasileiro: Gustavo Corção Braga, que nasceu, viveu e morreu no Rio de Janeiro entre 1896 e 1978. Tomando como ponto de partida as crônicas que Corção publicou nos jornais Diário de Notícias e O Globo entre as décadas de 1950 e 1970, a autora combina conjuntura e pensamento político. Após a palestra, a professora reponderá questões da plateia.

O chá foi idealizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO-UFJF) com o intuito de integrar professores e alunos. O modelo de apresentação varia conforme o convidado e o tema, podendo ser desde uma palestra, bate-papo  ou um debate.

A palestrante

Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1995, é mestre em Ciência Política (1999) e doutora em Ciência Política (2007), ambos os títulos obtidos no antigo Iuperj. É professora da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem atuado na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, em Pensamento Político Brasileiro, e em Justiça, Cidadania e Direitos, tendo se especializado nos seguintes temas: conservadorismo no Brasil, Intelectuais católicos, cidadania e história das instituições jurídicas brasileiras.

Outras informações: (32) 2102-3113 (PPGCSO-UFJF)