samuel novaes

Para Samuel Novaes, aluno do BI em Ciências Humanas, modelo dá mais convicção na hora de escolher próximo passo (Foto: Géssica Leine)

Dentro da listagem de cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), há a possibilidade de cursar um dos três Bacharelados Interdisciplinares (BIs): em Artes e Design, Ciências Humanas e Ciências Exatas. Mas o que são essas graduações e qual as vantagens de cursá-las?

Os BIs constituem uma alternativa e renovação da arquitetura curricular das universidades brasileiras. O aluno passa por um primeiro ciclo, com duração de dois anos e meio a três anos, de formação abrangente e formado por disciplinas de diversas áreas, tendo a liberdade para montar a sua própria grade curricular. O objetivo deste ciclo é fornecer ao aluno uma base interdisciplinar e maturidade na escolha do curso profissional.

Ao final do primeiro ciclo, o estudante recebe o título de bacharel e pode encerrar a sua formação ou prosseguir para o segundo ciclo, conquistando, dentro de quatro ou cinco anos, um diploma profissionalizante da área escolhida. 

 

bacharelado_arte

Confira as opções de bacharelados interdisciplinares e seus ciclos

De acordo com a Pró-Reitora de Graduação, Ana Cláudia Salgado, existem duas grandes vantagens em ingressar nos BIs. Em primeiro lugar, os bacharelados evitam a profissionalização precoce, dando mais tempo e conhecimento para o aluno efetuar a escolha de sua profissão. “Quando chegam na universidade, muitos alunos acham que têm certeza do que querem. Outros têm muita certeza de que não sabem. Esses BIs cumprem, então, esse papel, muito importante, de dar mais opções, ou de apontar diferentes caminhos dentro de uma mesma grande área”, explica a professora.

“A segunda grande vantagem, especificamente dos nossos BIs, é a quantidade de vaga. Todos os três oferecem uma grande quantidade de vaga, então o aluno tem mais chance de ingressar na universidade”, pontua. Os três bacharelados juntos representam 25% das vagas oferecidas pela universidade no campus de Juiz de Fora por meio do Sisu: o BI em Ciências Exatas conta com 171 vagas; o de Ciências Humanas, 121 e o em Arte e Design, 87 vagas. Pelo Pism, são mais 74, 52 e 39 oportunidades, respectivamente.

Bacharelado Interdisciplinar em  Artes e Design
O Instituto de Artes e Design oferece cinco opções de profissionalização dentro do BI: Moda, Cinema e Audiovisual, Design e Artes Visuais (licenciatura ou bacharelado). O aluno que quiser pode concluir mais de uma área do ciclo específico.

Nesta modalidade, o universitário é livre para formar sua própria grade curricular, seguindo a creditação mínima das áreas de conhecimento exigidas no currículo. Gabriela Alves, estudante do 6º período, se sente favorecida pela oportunidade de alternar suas áreas de interesse, dentro de um mesmo currículo: “Como eu sou uma pessoa muito indecisa, eu achei isso muito bom desde o início. Primeiro, porque eu acho que ter que escolher uma profissão assim que sai do colégio com 18, 19 anos, algo que você vai fazer para vida inteira, é muito difícil. Eu entrei no BI de Artes e Design querendo fazer Design, mas, conforme eu fui cursando as matérias de Design, eu fui vendo que não era a minha onda”, conta. Hoje, a estudante pensa em cursar Artes Visuais, e reconhece que as disciplinas das diferentes áreas contribuem para sua formação. “Mesmo tendo essa certeza de que essas outras áreas não me convém pra eu trabalhar na minha vida, são coisas que me acrescentam nas áreas que eu quero lidar. Eu ter passado por outros setores como moda, como cinema e o próprio design, me acrescenta no que eu quero fazer, porque são coisas que dialogam”.

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas
O aluno que optar pelo Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas cumprirá um ciclo básico de dois anos e meio e poderá escolher quatro opções de cursos no segundo ciclo: Filosofia, Ciências Sociais, Ciência da Religião ou Turismo.

O coordenador do bacharelado, Thiago Duarte, enfatiza que, durante o primeiro ciclo, o foco do curso é na formação dos alunos enquanto cidadãos. “O primeiro ciclo oferece as ferramentas do conhecimento aos alunos, áreas que eles precisarão para utilizar na resolução de problemas. Durante o segundo ciclo, eles irão aprender a operacionalizar essas ferramentas”.

A carga horária do curso é dividida em cinco eixos, nos quais os alunos devem cumprir uma creditação mínima: Filosofia e Ciência da Religião, Tempo e Espaço, Psicologia e Cultura, Letras e Artes e Formação Científica.

O aluno do 2º período Samuel Novaes conta que saiu de Teixeira de Freitas (BA) para cursar o BI. Samuel aponta a maior maturidade da escolha como foco do primeiro ciclo. “Eu gosto bastante da ideia do bacharelado, porque você pode até entrar com um pensamento inicial de ‘vou fazer isso ou aquilo’, mas ele acaba te bagunçando nesse ponto. Ele remexe com tudo que você imagina que você quer, mas te dá convicção no final”.

 

tiago alves

Tiago Alves, aluno do BI de Ciências Exatas, destaca oportunidade de amadurecer visão trazida do Ensino Médio (Foto: Géssica Leine)

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas
O Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas visa formar profissionais com sólidos fundamentos teóricos e de visão integrada de diferentes áreas do saber. O aluno que ingressar no BI obterá, durante o primeiro ciclo, todos os conceitos e conhecimentos característicos à formação básica de qualquer curso em Ciências Exatas. Ao final, o estudante poderá optar entre os seguintes diplomas profissionalizantes: Ciência da Computação, Engenharia Computacional, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística, Física, Matemática ou Química.

De acordo com a coordenadora do bacharelado, Maria Julieta Ventura, o ingresso é interesse para aqueles que têm afinidade com a área e desejam se diplomar num curso de nível superior de formação ampla ou para aqueles que têm dúvidas acerca da área específica das Ciências Exatas.

Sobre as vantagens da interdisciplinariedade do currículo, a professora aponta a maior adaptação do profissional no mercado e sociedade: “A formação universitária baseada em conceitos amplos e básicos, mais próxima da interdisciplinaridade, tem se mostrado mais adequada à capacitação do profissional para enfrentar os problemas advindos do frenético desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, o Bacharel em Ciências Exatas terá domínio de conhecimentos científicos e tecnológicos e uma formação humanística que possibilita a construção de competências para enfrentamento dos desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional em diversificadas áreas em que poderá atuar”.

Tiago Alves, aluno do 2º período, ressalta que o bacharelado constitui um bom espaço  para experimentar as diversas áreas. “Quando você sai da escola, tem uma visão do que é a matemática, do que é a física, que é muito diferente do que você vê na faculdade. Ter essa experiência no BI de Exatas é muito bom porque você vai conhecendo: por exemplo, eu gostava de química e de física na escola, mas cheguei aqui e vi que não é exatamente como era na escola”.

 

Outras informações:

Instituto de Artes de Design (IAD) – (32) 2102 3354

Instituto de Ciências Humans (ICH) – (32) 2102 3164

Instituto de Ciências Exatas (ICE) – (32) 2102 3302