O grupo de pesquisa Epistemologia e Metafísica do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, entre os dias 9 e 11 de dezembro, o primeiro Encontro Nacional de Epistemologia e Metafísica da UFJF, com o tema “A fundação do conhecimento”. O evento acontece no anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH).  As inscrições dos ouvintes podem ser feitas até quarta-feira, 9, das 9h às 20h, na cantina do Instituto, por R$ 10.

O evento tem o objetivo de discutir as problemáticas Fenomenologia e Ontologia; Lógica e Ontologia; Metafísica; e Razão e Experiência segundo a fundamentação metafísica. Segundo o professor Pedro Calixto, um dos organizadores, este evento será uma oportunidade ímpar de aprendizado para os alunos. “Iremos discutir conceitos e ideias fundamentais para se pensar a Filosofia e a produção de conhecimento, seja ela individual ou como um todo. Além disso, teremos oportunidade de aprender com ótimos convidados engajados no assunto”.

Entre os professores e profissionais convidados para palestrarem e participarem de mesas-redondas, estão Prof. Dr. Ernesto Perini Frizzera da Mota Santos (UFMG); Prof. Dr. Roney Wagner Vieira (UFLA); Prof. Dr. Luiz Marcos da Silva Filho (UFLA); Profa. Dra. Elena Pagni (ENS / UFJF); Prof. Dr. Robinsson Guitarrari (UFRRJ); Prof. Dr. Paulo Araújo (UFJF).

Todas as conferências e apresentações de trabalhos acontecem no anfiteatro 1 do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF. Veja a programação completa.