Caíque Rocha Miranda e André Luiz de Souza fazem parte da equipe que criou o aparelho (Foto: Divulgação)

Caíque Rocha Miranda e André Luiz de Souza fazem parte da equipe que criou o aparelho (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estará representada na 3ª Feira de Ciências e de Inovações Tecnológicas (Feicintec), que acontece nesta quarta-feira, dia 9, em Belo Horizonte. Os alunos Caíque Rocha Miranda, André Luiz de Souza e Vinicius Lagrota Rodrigues da Costa, da Engenharia Elétrica, participarão com o projeto Tomada Smart, que consiste em uma extensão de quatro tomadas inteligentes controladas pela internet utilizando um aplicativo para smartphone.

Por meio do aplicativo desenvolvido, é possível ligar e desligar as tomadas em tempo real, além de visualizar a temperatura ambiente. Essa ferramenta transforma eletrodomésticos “burros” em “smart”, conectando-os à internet, uma tendência que, na avaliação da equipe, ganhará força em um futuro próximo. Miranda conta que é a segunda vez que participa da competição. “Nossa equipe está com boas expectativas quanto ao resultado. Certamente daremos o nosso melhor na competição”.

A Feicintec é organizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea/MG) e tem o objetivo de abrir espaço para novas ideias, incentivando a criação, o planejamento e a execução de projetos. A intenção é que  os estudantes coloquem em prática o que aprenderam nas instituições, promovendo maior interação entre alunos, escolas e o Conselho.

Em sua terceira edição, a feira recebeu inscrições de 75 instituições de ensino de diversas regiões de Minas. Os trabalhos foram analisados internamente por uma comissão avaliadora, que selecionou 33 inscritos para a etapa final. Os cinco melhores trabalhos serão premiados com valores entre R$ 4 mil e R$ 12 mil.

Outras informações: (32) 2102-3400 (Faculdade de Engenharia-UFJF)