(Foto: Divulgação/Viktor Hanace)

O evento contará com a participação de especialistas que atuam na França e na Inglaterra, além professores de outras universidades brasileiras (Foto: Divulgação/Viktor Hanace)

Começa nesta segunda feira, 7, a 4ª Semana de Letras na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Organizado pelo Centro Acadêmico Murilo Mendes e sob a temática “Cânone, Ruptura e outras perspectivas”, o evento contará com a participação de especialistas que atuam na França e na Inglaterra, além professores de outras universidades brasileiras, no intuito de analisar e debater as diversas áreas da formação em Letras.

A programação vai até a sexta- feira, 11, e tem atividades da manhã até a noite. Ao todo serão nove mesas redondas, quatro minicursos, quatro oficinas, apresentação de trabalhos e atividades culturais.

Para uma das organizadoras, Anelise Freitas, o evento é uma grande oportunidade dos alunos terem contato ou se aprofundarem em temáticas, como a Libras e demais que vão além da grade curricular. “Esse é um projeto feito por alunos e para alunos. Buscamos uma programação que contemplasse as diversas áreas da Faculdade de Letras, ainda mais que temos perfis muitos variados dentro do curso”.

Sobre a temática, a estudante destaca a questão da ruptura em seus amplos sentidos. “Começamos quebrando a hierarquia. Os alunos participam ativamente da Semana, até mesmo oferecendo oficinas. Além disso, estimulamos os estudantes a repensar sua formação, conhecer novas áreas, questionar e trazer para perto do meio acadêmico temas além do que é comum”, afirma Anelise.

Mesa de abertura

A abertura será com o professor homenageado desta edição, Gilvan Procópio Ribeiro, que completa 70 anos e leciona o último período na UFJF antes de se aposentar. A primeira mesa de debates contará com uma videoconferência com as professoras Gercélia Mendes, do Institut de Traducteurs e Natalia Amato, da University College of London, sobre a profissão de tradutor.

Inscrições

As inscrições se encerram hoje, dia 4, e podem ser feitas presencialmente, na Faculdade de Letras, ou pela internet. A Semana contará com atividades culturais com a exibição de filmes, batalhas de MC’s e campeonato de truco. Confira a programação completa.

Outras informações:

(32) 2102-3150 (Faculdade de Letras da UFJF)

Facebook do Centro Acadêmico Murilo Mendes (CAMM)

Blog do CAMM