sfsfs

Iniciativa visa modernização da gestão pública e auxiliará no ensino do uso de outra ferramenta recém-implantada: o memorando eletrônico

Duas iniciativas do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional da UFJF (CGCO) deram, recentemente, um passo pela modernização da gestão pública: o uso do memorando eletrônico, que substitui os tradicionais documentos em papel, e o serviço de webconferência. Na sexta-feira, dia 11, a UFJF aproveita dos benefícios de um na ajuda da implementação do outro. Com o objetivo de atender aos servidores do Campus Avançado de Governador Valadares, o CGCO realizará um treinamento para o uso do memorando eletrônico por meio da transmissão ao vivo pelo Siga.

O memorando eletrônico está valendo desde terça-feira, dia 1º, e a UFJF disponibiliza um manual com instruções para sua utilização. Neste momento de implementação, no entanto, como explica o diretor do CGCO, Francisco Ferreira, além do manual, haverá um treinamento. O do campus sede aconteceu na quinta-feira, dia 3, e haverá também a transmissão por webconferência no dia 11. “O treinamento vai ser na plataforma, e as pessoas poderão participar do próprio computador. Esse treinamento vai ser transmitido ao vivo de dentro do CGCO, e as pessoas vão ter a oportunidade de interagir, assim como as que estarão presente”, explica.

Para participar, os servidores precisam efetuar sua inscrição através de um formulário disponível no site do CGCO. Após isso, os inscritos receberão um link em que a transmissão poderá ser acessada. No dia do treinamento, basta ter apenas um computador com acesso à internet, desde que ela suporte a reprodução de vídeo ao vivo. Caso queira interagir, fazer perguntas ou comentários, o participante poderá fazer pelo chat, com o envio de mensagens, que serão recebidas pelo CGCO em tempo real durante o trenamento.

Existe também a possibilidade de uma maior interação por parte das pessoas que não estarão presentes dentro da sala de transmissão. “Se ela quiser uma comunicação em que ela fala possa falar, para se articular melhor, além do computador com a internet, vai precisar também de um microfone e uma câmera”, explica o diretor.

Transmissão de mesa-redonda

No mesmo dia em que o memorando eletrônico começou a ser utilizado, o CGCO fez também outra transmissão teste do serviço de webconferência. Como parte da programação comemorativa pelos seus 20 anos, o Departamento de Ciências da Computação da Universidade (DCC/UFJF) realizou uma mesa-redonda para debater “a evolução do mercado de trabalho em Juiz de Fora e a contribuição do DCC/UFJF nos últimos 20 anos”.

O evento contou com a participação dos alunos do campus de Juiz de Fora mas, além deles, a graduação em Computação conta com o ensino à distância em dez municípios diferentes. “Eles colocaram todo mundo em uma sala grande, com os quatro palestrantes para debater e os alunos interessados lá presentes. Acontece que os alunos dos cursos à distancia também tinham interesse de participar e o serviço de webconferência possibilitou a participação deles”, conclui Francisco.

O serviço de webconferência por meio do Siga está previsto para ser disponibilizado para todos os alunos e professores no primeiro trimestre de 2016.