Marcos Chein se reuniu (Foto: Caique Cahon)

Marcos Chein se reuniu com representantes da Apes e do Sintufejuf na tarde de terça, 1º (Foto: Caique Cahon)

O vice-reitor no exercício da Reitoria, Marcos Chein, reuniu-se na tarde desta terça (1º) com representantes designados pela Associação dos Docentes de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes) e pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação em Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf) para tratar do processo eleitoral de escolha dos próximos reitor e vice da UFJF. Está sendo aguardada a publicação no Diário Oficial da União da oficialização da renúncia do professor Júlio Chebli, que foi acatada pelo Conselho Superior em reunião realizada no último dia 17 de novembro. A partir desta publicação, a Universidade tem prazo de até 60 dias para enviar ao Ministério da Educação a lista tríplice, de acordo com o previsto em lei.

Na reunião, ficou definida a intenção de realizar o processo através de consulta à comunidade acadêmica, pelo voto paritário dos três segmentos (docentes, TAEs e estudantes), conduzida por Comissão Eleitoral formada por representantes indicados pelas respectivas entidades representativas, conforme ocorreu nas sucessões anteriores. A consulta será feita com a inscrição de chapas completas de candidatos a Reitor e a Vice. O calendário e o regimento eleitoral serão apresentados ao Conselho Superior em reunião a ser convocada assim que for feita a publicação da renúncia no D.O.U. O processo da consulta eleitoral será iniciado em seguida. Ficou acertado que o calendário deve ser estruturado de forma a garantir a plena participação da comunidade acadêmica do Campus Avançado de Governador Valadares, que está com suas aulas suspensas e com retorno definido para o dia 4 de janeiro.

Participaram da reunião com o Vice-reitor os professores Custódio Motta e Agostinho Beghelli Filho, representando a Apes, e as TAEs Rosângela Márcia e Jane Melandre, representando o Sintufejuf.