(Foto: Géssica Leine)

Mais de 50 mil litros de água mineral foram arrecadados em campanha (Foto: Géssica Leine/UFJF)

O reabastecimento de água na cidade de Governador Valadares voltou a ser feito pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Com o retorno e após solicitação do Comitê Gerenciamento de Crise, a campanha de arrecadação de água mineral para o município, organizada pela UFJF, está suspensa.

A cidade foi fortemente afetada pela lama de rejeitos que atingiu o Rio Doce devido ao rompimento das barragens de resíduos de mineração no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana. Fazem parte do Comitê, a UFJF- campus GV, a Prefeitura, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros,  o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defesa Civil Municipal, Estadual e Federal, entre outros órgãos.

O objetivo, a partir de agora, é garantir que os produtos já arrecadados e que ainda estejam em suas cidades de origem, sejam entregues nos postos da prefeitura de Governador Valadares.

Através das campanhas “águaparaGV” e “Amor em Litros”, organizadas por servidores e alunos da Universidade, com o apoio da instituição, foram arrecadados mais de 50 mil litros de água mineral, dos quais 49 mil litros já foram entregues em postos de coleta da prefeitura local.

“Agradecemos a todos com suas ações voluntárias e doações de água mineral. Conhecemos as pessoas nesses momentos de dificuldade e tivemos a oportunidade de conhecer os servidores e estudantes que estiveram efetivamente preocupados e engajados com a questão da água na cidade em que está instalado o nosso campus avançado. Ainda existem muitas pessoas que contribuíram de forma anônima. A todos, o nosso agradecimento”, afirmou o diretor da UFJF-GV, Peterson Andrade.

Atividades administrativas retomadas
Os técnico-administrativos em educação e os professores do campus avançado retornaram aos postos de trabalho nesta terça-feira, 1º, após suspensão das atividades por 20 dias em razão da interrupção do abastecimento de água no município e das consequências geradas pelo rompimento das barragens.

O retorno às aulas, no entanto, ocorrerá no dia 4 de janeiro, conforme decisão da direção da UFJF-GV, apoiada pela Administração Superior da UFJF.

Confira como será o funcionamento dos Restaurantes Universitários (RU):

RU Pitágoras: funcionará normalmente até o dia 19 de dezembro. Em razão do recesso de fim de ano, a unidade permanecerá fechada entre os dias 20 de dezembro e 3 de janeiro de 2016, retornando a partir de 4 de janeiro.

RU Univale: a unidade ficará fechada até 3 de janeiro de 2016, retornando a partir de 4 de janeiro.