Meio ambiente -www.portalamazonia.com.br

(www.portalamazonia.com.br)

Cerca de 500 professores de escolas municipais e estaduais da região participarão do 19º Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA) – nos dias 2 e 3 – que, pela primeira vez, será sediado em Juiz de Fora. Serão discutidos, entre outros temas, Inclusão e sustentabilidade nas bacias dos rios Preto e Paraibuna.  Alunos e professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresentarão suas pesquisas. Haverá palestras, homenagens e 20 minicursos essencialmente práticos.

A abertura será no Ritz Plaza Hotel, às 8h de quarta-feira, dia 2 com o cadastramento dos inscritos. Na UFJF, os locais das oficinas variam entre uma que será realizada no Jardim Sensorial e  outras  18 distribuídas  por  salas  e  auditórios  da Faculdade  de Engenharia (na 4ª plataforma do campu).

O pró-reitor de Extensão da UFJF, Leonardo de Oliveira Carneiro, destaca que o objetivo do evento é “promover e qualificar o debate sobre questões ambientais junto a professores da rede pública da educação básica. Haverá, também, oficinas resultantes das práticas de Extensão como, por exemplo, a de Segurança e Soberania Alimentar. Este ambiente de troca de conhecimentos com diferentes setores da sociedade é fértil para a integração entre ensino, pesquisa e extensão; seja no sentido da qualificação promovida, nas questões que surgem a partir do Fórum, quanto no diálogo com diversos outros setores da sociedade”.

Um dos coordenadores do evento e professor da Faculdade de Engenharia da UFJF, Cézar Henrique Barra Rocha, ressalta que as palestras e as oficinas práticas serão realizadas com professores de escolas municipais e estaduais de cidades  da Zona da Mata. “Eles terão mais contato com reaproveitamento  de materiais; cuidados com  as nascentes de rios; importância de saneamento de esgoto rural; entre outros. Estarão também reunidos prefeitos e secretários de Meio Ambiente e Educação para estimular ações de educação ambiental.”

Ainda no dia 2, será realizado o ForEA Mirim, na Escola Municipal Núbia Pereira de Magalhães, no Bairro Santa Cruz (CaicC Núbia) e, no dia 3, no Colégio Granbery. Já na Praça dos Três Poderes, no Centro da cidade, acontecerá, no dia 2, a Feira de Municípios.

A UFJF coordena o evento junto a parceiros como Instituto Estadual de Florestas (IEF); Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de Educação; Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata (Ciea-ZM); Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; e Superintendência Regional de Educação (SRE).

Confira a programação completa do 19º  Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA) 

Outras informações: (32) 2102-3414 (Nagea -UFJF)