(Foto: Caique Cahon)

Campanha é voltada ao combate da transfobia em espaços públicos (Foto: Caique Cahon)

“Aqui você é livre para usar o banheiro correspondente ao gênero com que se identifica”. Essa é a frase que começa a ser estampada nos banheiros da UFJF a partir desta quarta-feira, 25. A iniciativa, que irá se espalhar pelos banheiros de todo o campus, integra a campanha Libera meu xixi, voltada ao combate da transfobia em espaços públicos. Inicialmente os adesivos serão colados nas entradas dos banheiros de toda a Reitoria, mas o objetivo é que as unidades também façam a adesão ao projeto.

respeito-a-diversidade2

Inicialmente os adesivos serão colados nas entradas dos banheiros de toda a Reitoria, mas o objetivo é que as unidades também façam a adesão ao projeto

Segundo o vice-reitor no exercício da reitoria, Marcos Chein, “com a iniciativa, a UFJF atende as demandas do movimento estudantil e abraça a causa, acolhendo e respeitando todos os seus alunos, independentemente de questões de gênero e quaisquer outras diferenças”. Ele destaca que a recente criação da Diretoria de Ações Afirmativas reforça a preocupação da Administração em combater todas as formas de preconceito e discriminação.

Para a diretora de Ações Afirmativas da UFJF, Carolina dos Santos Bezerra, a adoção da medida é reflexo do respeito da instituição à diversidade e aos diferentes modos de ser e estar no mundo.

“O principal objetivo é criar dentro da Universidade um ambiente que aceite, acolha e respeite as várias orientações, e as formas que as pessoas são e se enxergam no mundo”.

Carolina ressalta que esta é uma vitória que, além de tudo, ainda contempla as demandas da classe estudantil.

A ideia do projeto surgiu em São Paulo, após os idealizadores, Carol Ferrare, Thiago Ferrare e Gabriela Alves, presenciarem uma situação bastante constrangedora em uma festa, na qual um segurança impediu uma mulher transexual de usar o banheiro feminino. Desde então, a página no Facebook Libera meu xixi, destinada ao movimento, vem ganhando mais visibilidade e ampliando a discussão em torno do assunto.

Em março deste ano, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República publicou resolução número 12 do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoções dos Direitos de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais, que recomenda o uso de banheiro e uniforme escolar de acordo com a identidade de gênero.