Com intuito de reviver e debater a obra intimista da premiada escritora Clarice Lispector, o projeto Café com Poesia traz ao Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a palestra Clarice aos olhos de Lispector na sexta-feira, dia 20, às 19h, com entrada franca. O sarau conta com a participação da psicóloga Rosângela Rossi, que fará a análise e releitura dos expressivos romances “Perto do coração selvagem” e “A hora da estrela”, primeiro e último trabalhos da escritora.
Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920, e veio para o Brasil em março de 1922. Morou em Recife até 1937, quando mudou-se para o Rio de Janeiro , onde formou-se em Direito. Ela fez sua estreia na literatura e foi reconhecida pela crítica ainda muito jovem, com o romance “Perto do Coração Selvagem” (1943), recebendo o Prêmio Graça Aranha.
A partir de 1942, deixou sua marca na história da imprensa de maneira bem peculiar, pois grande parte de seus textos eram assinados por diversos pseudônimos, entre eles o da atriz Ilka Soares. Compõem sua carreira matérias para a Agência Nacional e para os jornais “A Noite” e “Diário da Noite”. Além disso, foi colunista do “Correio da Manhã”, repórter na revista “Manchete” e cronista do “Jornal do Brasil”.
Entre suas obras de destaque estão: um reunião de contos em “A Legião Estrangeira” (1964), “Laços de Família” (1972), os romances “A Paixão Segundo G.H.” (1964) e “A Hora da Estrela” (1977). Clarice Lispector faleceu no Rio de Janeiro no dia 9 de dezembro de 1977.
Café com Poesia
O projeto surgiu em 2010, por iniciativa da professora e escritora Maria Helena Sleutjes, com o objetivo de reunir pessoas interessadas em literatura e artes. A proposta é fazer reuniões presenciais bimestrais, para que os participantes não percam o olhar poético sobre a vida.
O Mamm fica localizado na rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.
Outras informações: (32) 3229-9070 (Mamm-UFJF)