A IV Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) propõe em seu último dia, nesta sexta-feira, 13, uma discussão sobre a atual conjuntura política brasileira. Participam do debate os professores da Faculdade de Economia, Eduardo Condé, das Ciências Sociais, Raul Magalhães, e da da PUC-Minas, Malco Camargos. Eles se reúnem no Auditório 1 do ICH (Instituto de Ciências Humanas) a partir das 19h. Esta será a última palestra da jornada, no entanto, diversos outros eventos acontecerão até lá. Ainda nesta quinta-feira, uma mesa-redonda será realizada sobre a descriminalização do porte de drogas.

O evento começou na segunda-feira e já trouxe para as mesas de debates os temas Mulheres e Política e Diálogos sobre Corpo, Gênero e Sexualidades. Às tardes, das 14h às 17h,  diversos grupos de trabalho discutem temas referentes às ciências humanas e sociais. Eles estão divididos em duas sessões, uma para a graduação, que terá os GTs de Antropologia, Ciências Políticas e Sociologia e outras para a pós, com outros nove grupos.

O intervalo cultural desta quinta-feira fica por conta do lançamento do livro “O bom combate: Gustavo Corção na imprensa brasileira (1953-1976)” com a autora Chirstiane Jalles, que trata de catolicismo, conservadorismo e reacionarismo no Brasil. O protagonista do livro foi um dos mais importantes, e polêmicos, nomes do laicato brasileiro: Gustavo Corção Braga, que nasceu, viveu e morreu no Rio de Janeiro entre 1896 e 1978. Tomando como ponto de partida as crônicas que Gustavo Corção publicou nos jornais “Diário de Notícias” e “O Globo” entre as décadas de 1950 e 1970, a autora combina conjuntura e pensamento político.

A organização da jornada selecionou ainda dez trabalhos fotográficos que estão em exposição permanente durante essa semana. As fotografias são variadas, desde o Maracatu Rural de Recife, fotografado por George Vieira e Caroline Lima, da Universidade Regional do Cariri (URCA), até a Zona Oeste do Rio de Janeiro, de Ana Paula Campos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com registros sobre religião, polícia e militarização.

Outras informações: IV Jornada de Ciências Sociais