O II Encontro das Engenharias da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que contará com mais de 30 palestras, três minicursos e feira empresarial, acontecerá entre os próximos dias 27 e 29, na Faculdade de Engenharia, no campus de Juiz de Fora. Apesar de as inscrições on-line terminarem nesta quinta-feira, 15, no dia da abertura do evento elas ainda serão realizadas.

Segundo a organizadora do encontro, a professora Thaís Mayra de Oliveira, o evento aconteceu pela primeira vez em 2013, após a constatação da necessidade de aproximar os acadêmicos e as empresas, “para que os estudantes pudessem conhecer o que a cidade e até mesmo o que a própria área oferece”.

A pretensão dos organizadores é fazer com que o evento – que tem como público-alvo acadêmicos, professores, pesquisadores, profissionais liberais e empresários da áreas – se torne bianual. Conforme a organização, as palestras, mesa de debates e os minicursos atendem a estudantes e profissionais das engenharias Ambiental e Sanitária; Civil;  Computacional; Produção; Software; Elétrica (Energia, Robótica e Automação Industrial, Sistemas de Potência, Sistemas Eletrônicos e Telecomunicações); Mecânica; Mecatrônica; e Metalúrgica.

Entre os palestrantes convidados estão o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de MG (Crea-MG), Jobson Andrade; e o engenheiro civil que atua no Departamento de Assistência Técnica da Tigre, Renato de Magalhães Medeiro. Outro destaque do evento é a feira empresarial, que acontecerá simultaneamente, com mais de 15 expositores apresentando novas tecnologias e produtos da área. “Para o aluno é importante participar, pois haverá representantes de muitas empresas interessadas em recrutar novos profissionais. E, ainda, para conhecer a quantidade de ramificações que o seu curso oferece  e que muitas vezes são desconhecidas. Outro ponto importante é a oportunidade de saber o que Juiz de Fora produz e tem a oferecer”, destaca Thaís.

As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas na página II Encontro das Engenharias, mas a confirmação deve ser feita no balcão de credenciamento durante o evento. É necessário se credenciar em qualquer dia,mediante a doação de uma caixa de leite longa vida (UHT) para ter acesso às palestras, à mesa-redonda e à feira empresarial. Será emitido certificado de participação, especificando a carga horária de acordo com o efetivo comparecimento nas atividades, e haverá controle de presença nas palestras e minicursos.

Outras informações: (32) 3215-1325 (Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas)

II Encontro das Engenharias-UFJF