Em busca de inovação e ideias inspiradoras, Juiz de Fora recebe pela primeira vez o TEDx, evento que já foi realizado em mais de 140 países com o lema “ideias que merecem ser divulgadas”. O “TEDx Morro do Imperador” acontecerá no dia 3 de novembro, às 18h, no Clube do Papo, e é organizado por estudantes da UFJF e da Faculdade Estácio de Sá, orientados por  um professor. Serão sete palestrantes que terão o desafio de, em 18 minutos ou menos, dar uma palestra da forma mais inspiradora que for possível. Os talks passarão pelas áreas de Psicologia, Direito, Comunicação e Administração.

As inscrições custam R$ 120 e devem ser feitas no site oficial do evento até a próxima quinta-feira, 15 de outubro. São cem vagas e os interessados devem preencher uma ficha para concorrer a uma delas. A seleção funciona com os mesmos critérios do evento original, com a escolha feita de acordo com o alinhamento dos interessados. “Avaliamos o potencial que aquela pessoa tem em compartilhar essas ideias posteriormente, ou seja, em sua capacidade de ser um replicador”, explica um dos organizadores e estudante de Administração da UFJF, Ícaro Bolotari. O evento é voltado para professores, universitários, empresários, formadores de opinião, líderes comunitários, jornalistas, entre outros.

O TEDx Morro do Imperador será dividido em quatro blocos temáticos: Poder do Amor; Poder da Paz; Poder da Transformação; e Poder da Educação. Todos com um objetivo central: o Poder do Exemplo. Bolotari explica que os palestrantes foram escolhidos pelas suas trajetórias e por terem  alguma ligação com a cidade. O importante, no entanto, mais do que propriamente o palestrante, são suas ideias, a inspiração que suas experiências podem levar aos participantes. Seis dos sete nomes já são conhecidos, e o último deles será divulgado em breve.

São eles o ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e mestre em Antropologia, Paulo Storani; a psicóloga especializada em Desenvolvimento de Recursos Humanos em Harvard (EUA), Sandra Betti; o professor da Faculdade de Direito Milton Campos e jornalista, Gabriel Azevedo; o professor de Direito da UFJF e ex-assessor jurídico e gerente da Fundação Petrobras de Seguridade Social, Fernando Guilhon; o sócio da Falconi Consultores, com MBA pela Fundação Dom Cabral, Rômulo Pinheiro; além do diretor de operações do Prove e ex-vice-presidente da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, Pedro Nascimento.

O TED (tecnologia, entretenimento e design) é uma associação sem fins lucrativos que surgiu na Califórnia há 26 anos. Com o mote das ideias que merecem ser compartilhadas, se propõe a ser um ponto de ligação para a comunidade global de indivíduos que acreditam no poder da inovação. Grandes personalidades como Bill Gates, os fundadores do Google e vários ganhadores do Prêmio Nobel já participaram do TED. Em 2009 o grupo passou a direcionar a ideia a contextos locais, e criou o TEDx, que desde então acontece em diversas cidades do mundo.

Todo o conteúdo do TEDx é gravado e passado adiante por meio do YouTube. O organizador da edição Morro do Imperador destaca que esse é um dos pontos fortes do evento. “Gravamos os talks e depois os vídeos são disponibilizados para o mundo todo. É quando o evento de fato acontece.” Além dos 140 países, o conteúdo do canal, que possui mais de 2,5 milhões de inscritos, já foi traduzido para 97 idiomas.

Outras informações: TEDx Morro do Imperador

No Facebook