Discutir soluções para a questão das drogas nas cidades da Zona da Mata. Este é o objetivo principal do Encontro Regional de Políticas sobre Drogas que conta com o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Promovido pelo Conselho Municipal de Políticas Integradas sobre Drogas (Compid) da Prefeitura de Juiz de Fora, reunirá  representantes de 150 cidades da região, contando com palestras e mesas de debates com diversos especialistas sobre o tema. O evento ocorrerá no dia 16, no Teatro Pró-Música, a partir das 7h30.

As palestras abordarão questões como direitos humanos e drogas e a implantação de comunidades terapêuticas. Dentre os palestrantes está a professora e coordenadora do Centro Regional de Referência sobre Drogas da UFJF, Pollyana Santos da Silveira, que falará sobre o tema “Prevenção na escola: desafios de pais e educadores”.

Além do encontro, no mesmo dia e local será realizada a Mostra Regional de Experiências Inovadoras de Cuidado em Álcool e outras Drogas, coordenada pelo professor da UFJF,  Márcio José Martins Alves. A Mostra consiste em exposição de pôsteres de trabalhos realizados sobre o tema. Alves ressalta que a ideia é promover o debate. “Há um grande interesse na sociedade hoje em dia na realização de políticas públicas sobre drogas. Existem divergências sobre o ponto de vista da saúde pública e o ponto de vista da segurança pública. Estamos dando espaço para as duas visões.”

O único pré-requisito para realizar a inscrição na Mostra é estar inscrito também no Encontro. O evento confere certificado emitido pela UFJF. O interessado em enviar trabalho para exposição tem até o próximo domingo, dia 11, para envio do resumo, (junto com a ficha de inscrição) por e-mail para compid@pjf.mg.gov.br.

As inscrições para o Encontro são gratuitas e podem ser realizadas aqui