Amarílio Carvalho como Tiradentes

Amarílio Carvalho como Tiradentes

Vida e trajetória de Tiradentes são tema do monólogo “Joaquim José – Mártir com Fé”, que chega ao Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) nesta quinta, 30, às 18h. A peça, idealizada e encenada por Amarílio Carvalho, coloca o público diante do herói da Inconfidência Mineira. Com 38 apresentações no Brasil e no exterior, a produção conta com participações especiais da cantora lírica Neide Barros Rêgo, da poeta juiz-forana Ângela Faria e do diretor teatral José Roberto Tenório.

Como num desabafo, Amarílio revive, além da infância e carreira profissional do mineiro, os desafios encontrados pelo inconfidente José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, durante a luta contra os abusos da Coroa Portuguesa sobre a Colônia na Inconfidência Mineira (1788 a 1789).

Com linguagem simples, direta e dramática, o artista expõe por meio de palavras, e da expressão corporal, as dores e súplicas do inconfidente. Trajado de uma longa camisola marrom – que se assemelha às vestimentas dos apóstolos de Cristo -, com uma corda no pescoço, barba e cabelos compridos, a figura de Tiradentes parece encarnar em Amarílio.

Sem cenário, o espetáculo é adaptável a qualquer espaço. O ator não utiliza nada além do próprio figurino, um microfone, uma caixa de som e a bandeira de Minas Gerais, para expor a presença de seu trabalho.

Segundo Amarílio, a ideia de criar o monólogo chegou em 2003 por meio de uma intuição muito forte. “Era como uma voz interior pedindo para que eu divulgasse a história de Tiradentes”, relembra. Entretanto, ele pouco conhecia sobre a trajetória de vida do personagem. Mesmo assim, começou a fazer intervenções públicas pelas ruas de Brasília, com a longa camisola marrom e uma placa com os dizeres: “Se todos quisessem, poderíamos fazer do Brasil uma grande nação”.

Após sete anos de apresentações sem roteiro, em 2010 a peça ganhou corpo de texto. Mais um ano de preparação com pesquisa em livros de história, artigos científicos e revistas, e o ator criou a peça de 60 minutos de duração. Sete estados brasileiros já foram palco para o espetáculo “Joaquim José – Martir com Fé”, e além disso, a peça foi apresentada fora do país, na Argentina, na Bélgica, no Vietnã e na Holanda.

A encenação desta quinta reúne no palco, pela primeira vez, mais duas artistas que fazem participações especiais. A cantora lírica Neide de Barros Rêgo interpreta “Ave Maria” de Schubert, logo após as súplicas de Tiradentes, pedindo a Deus para que só ele morra na forca. E a poeta juiz-forana Ângela Faria, que entra em cena durante a execução de Tiradentes como D. Maria, “A louca”, rainha de Portugal no período da Inconfidência. A sonoplastia é realizada pelo presidente da Associação Paulista de Esperanto, José Roberto Tenório, e a entrada é gratuita.

 O homem-ator

Amarílio Carvalho é fluminense, natural de Paraíba do Sul (RJ) e funcionário público aposentado. Sua incursão no teatro começou em 2003 quando começou com as intervenções públicas em Brasília. De acordo com ele, cada apresentação é única e uma oportunidade de fazer reviver o artista que existe dentro de todo ser humano.

Outras informações: (32) 3229 9070 – (Mamm/UFJF)