brasão ufjfA Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encaminhou nesta quarta-feira, 29, ao Tribunal de Contas da União (TCU) seu Relatório de Gestão 2014. O documento, aprovado pelo Conselho Superior (Consu) da instituição na manhã da última segunda-feira, 27, traz indicadores das atividades de todos os setores da universidade ao longo do ano passado. Tanto pós-graduação quanto graduação e pesquisa apresentaram crescimento.

A extensão destaca-se com aumento de 21% no número de projetos, de 19,3% no número de docentes envolvidos e de 20% no total de bolsistas. Também cresceu, em 16,4%, o público atendido pelas atividades, assim como o número de eventos realizados (38,6%) durante o ano.

Em relação ao ensino, importantes resoluções foram aprovadas pelo Conselho Setorial de Graduação (Congrad), como o Regimento Acadêmico de Graduação (RAG) e a constituição da Comissão Orientadora de Estágio (COE). A instituição também registrou pontuação recorde no Índice Geral de Cursos (IGC) e é a 21ª universidade entre a 228 avaliadas. O curso de Farmácia conquistou o 1º lugar no Conceito Preliminar de Curso (CPC) no país, e Serviço Social tem a maior pontuação do estado. Em 2014, a graduação distribuiu mais de 2.500 bolsas em programas de monitoria e treinamento profissional, entre outros.

Na pós-graduação, são destaque o fomento e incentivo a editais, tanto internos quanto de agências, e a internacionalização dos cursos. Outra importante conquista é a equiparação das bolsas da UFJF com as ofertadas pelas agências de fomento. Na pesquisa foi registrada ampliação da oferta de bolsas de Iniciação Científica e da captação de recursos através da participação em editais, além da efetivação de diversos programas de apoio aos pesquisadores da instituição.

A cultura também demonstrou índices de crescente integração entre a UFJF e a comunidade de Juiz de Fora e região, atingindo cerca de 100 mil pessoas, através da democratização no acesso a projetos, com eventos gratuitos.

O Relatório de Gestão de 2014 foi encaminhado com antecedência aos conselheiros da UFJF e, antes de aprovado, foi alvo de ampla discussão pelo Consu, reforçando o compromisso com a transparência firmado pela instituição.