Professor da UFJF, Fernando Fiorese, é um dos autores reunidos na obra “4 x Critica de Poetas x 4” (Foto: Thaís Thomaz)

A critica e a poesia, bem como suas tensões e convergências, são os destaques da mesa redonda “4 x Critica de Poetas x 4”, que acontece na segunda, 27 de abril, no auditório da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Participam do evento, com início às 19h, os professores Eloésio Paulo e Marcos de Carvalho, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), além de Alexandre Faria e Fernando Fiorese, da UFJF. A programação prevê ainda o lançamento do livro de mesmo título. O evento é aberto e não exige inscrição prévia.

Organizado pelo professor da Unifal, Wellington Ferreira Lima, e pela bolsista Laura Nogueira Pacheco, o livro surgiu de palestras ministradas pelos participantes da mesa-redonda e outros professores e críticos literários. “4 x Critica de Poetas x 4” é fruto de um projeto de extensão desenvolvido na universidade do Sul de Minas, em 2014, e conta com antologias de obras dos poetas-críticos e suas reflexões sobre o tema. Com estilos bem demarcados, os participantes da mesa-redonda e autores trazem poemas com ironia ácida e ágil e obras que misturam o ambiente virtual com o real.

“Sempre me chamou atenção o fato de, na contemporaneidade, haver uma distância significativa entre público/mercado e crítica/academia. O objetivo era aproximar a produção acadêmica das pessoas, ao mesmo tempo em que buscávamos compreender melhor o fenômeno da escrita por estas pessoas alheias ao meio acadêmico”, conta Lima. Ex-professor da UFJF, Wellington já trabalhou com os outros professores, o que influenciou o seu processo de escolha. “Eu quis trazer para o projeto pessoas com experiências significativas no campo da literatura, mas, ao mesmo tempo, era preciso que pudessem fazer a ponte com o meio acadêmico.”

Os quatro professores têm ampla trajetória na divulgação e incentivo à poesia, seja pelos ensinamentos passados em sala de aula, seja pelas produções próprias, caso dos dois representantes da UFJF, Alexandre Faria e Fernando Fiorese. Professor da Faculdade de Letras, Faria é idealizador, conjuntamente ao professor e poeta Oswaldo Martins, do site e editora “Texto Território – Lugar para a criação de textos, Textos para criação de lugares”, através do qual escritores promovem uma série de saraus e oficinas de escritas literárias, tanto no ambiente virtual como fora dele. Fiorese, por sua vez, é conhecido por sua militância artística com que, desde os anos 80, influencia grupos de grupo de poetas, escritores, artistas plásticos e fotógrafos na cidade de Juiz de Fora.

Já Eloésio é mineiro de Areado. Professor da Unifal, tem obra com amplo escopo filosófico. Grande parte de seus poemas problematiza o existencial através de uma abordagem escatológica do humano, o que se traduz em movimento lúcido de observação. Também da Unifal, o poeta Marcos Carvalho publicou o livro de poemas “Breviário da neve nos trópicos” e, em colaboração com Eloésio, “Decurso – poemas praxinesver, de experiências concretistas”.

Outras informações:

(32) 2102 3150 – Secretaria da Faculdade de Letras