(Foto: Caique Cahon/UFJF)

“Estou disposta a contribuir para dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos e atender à demanda de cultura da Universidade”, diz Valéria Faria (Foto: Caique Cahon/UFJF)

A professora do Instituto de Artes e Design (IAD) Valéria Faria será a nova pró-reitora de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ela assume a pró-reitoria após a aposentadoria do professor Gerson Guedes.

Nesta quinta-feira, 16, ela se reúne com Guedes e toda a equipe da Pró-reitoria de Cultura (Procult) para acompanhar os projetos desenvolvidos atualmente e definir as perspectivas para a pasta. “Estou disposta a contribuir para dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos e atender à demanda de cultura da Universidade.”

Valéria Faria foi coordenadora de Cultura e diretora do então Centro de Estudos Murilo Mendes (Cemm)  na UFJF entre os anos de 1998 e 2004. Em 2005, assumiu a direção do Museu de Arte Murilo Mendes com a transformação do Cemm. Atualmente atuava na coordenação de Integração do BIAD (Bacharelado Interdisciplinar do Instituto de Artes e Design), que engloba curadoria da Galeria Guaçuí e seminários, como o Seminário Interno de Pesquisa em Artes e Design (SIPAD) e Semana de Artes e Design (SEMAD).

Valéria trabalha com ensino e pesquisa nas áreas de imagem digital, cultura visual, fotografia, memória e patrimônio nos cursos: Especialização em Moda, Cultura de Moda e Arte (IAD/UFJF) e Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design e Bacharelado em Artes Visuais (IAD/UFJF). Possui Doutorado em Artes Visuais (concentração em Arte e Cultura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Artes Visuais (concentração em Tecnologias da Imagem) pela Universidade de Brasília (UnB), Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Artes Industriais pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES). É artista plástica e designer gráfica com atuação desde 1991.

Despedida

À frente da Procult desde janeiro de 2013, Gerson Guedes desenvolveu projetos que priorizaram a democratização da arte e da cultura, estreitando os laços da Universidade com Juiz de Fora e todo o seu entorno. Em nota, ele agradeceu a “confiança que lhe foi depositada e que tornou possível a concretização dos sonhos que trouxe na bagagem e que, com esforço e otimismo, colocou em prática ao longo dos últimos dois anos e três meses, tempo em que cada minuto foi dedicado a ações que se destinaram a beneficiar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral”.

Outras informações: (32) 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura)