Da mitologia Grega, Clio é representada por uma jovem coroada de louros e comumente acompanhada por um baú de livros. É a musa do conhecimento e da criatividade. Inspirada em suas significações foi lançada a revista “Faces de Clio”, um trabalho organizado pelos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Trata-se de um projeto de cunho científico e de publicação semestral. A primeira edição contou com artigos enviados por acadêmicos da  University of Aarhus (Dinamarca) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), por exemplo.

Os editores-chefes e discentes do PPGH, Antonio Gasparetto Júnior e Virna Lígia Braga, ressaltam a importância deste veículo na divulgação das pesquisas desenvolvidas na área de Humanas. A exigência para participar do projeto é ser estudante de pós-graduação e desenvolver pesquisas na área de Humanas com proximidade à História, como a Antropologia, a Geografia e as Ciências Sociais.

“Esta publicação é uma iniciativa dos alunos do Programa de Pós-Graduação em História. Estamos vivendo um processo de crescimento do curso, que recentemente alcançou nota de excelência (5) pelo conceito da Capes. Isso representa uma construção e aperfeiçoamento ano após ano”, destaca Gasparetto.

Na visão de Virna, o trabalho é inovar no campo da historiografia, é buscar perspectivas diferentes dentro da própria área. “É um veículo de troca. Pesquisadores de outras universidade do país e do exterior podem publicar sua pesquisa e juntos vamos agregando novos valores. É um espaço principalmente reservado para quem está começando”. Para a professora, o nome da revista resume sua razão, “Clio é uma das musas ligadas a memória, registro dos acontecimentos”.

Lançada no final de janeiro, apesar da periodicidade semestral, a revista recebe artigos durante todo o ano. Os trabalhos passam pelo crivo do Conselho Editorial e posteriormente são agrupados pelos eixos teóricos. Nas primeiras edições a abordagem é livre, os organizadores estudam uma futura divisão por tema.

Conheça as normas para publicação

Faces de Clio

Faces de Clio no Facebook

Outras informações: (32) 2102-3112 (Programa de Pós-Graduação em História-UFJF)