Estudantes podem procurar o Escritório Internacional da UFJF para esclarecer possíveis dúvidas (Foto: Géssica Leine)

Há pouco menos de um mês do início das aulas, os estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que passaram seu último semestre estudando no exterior começam a retornar. Eles foram aprovados no edital do Programa de Intercâmbio Internacional Acadêmico (Piigrad 2014). Assim, obtiveram uma das mais de 300 vagas disponíveis e no segundo semestre do ano passado foram viver sua experiência em instituições espalhadas pelos cinco continentes.

No entanto, ao retornar, os intercambistas devem conter o entusiasmo do esperado retorno à casa e estar atentos a algumas providências junto ao Escritório Internacional da UFJF. A primeira medida importante é solicitar o histórico das disciplinas cursadas. Isto pode ser feito junto ao setor responsável na universidade estrangeira. Em alguns casos o certificado só é emitido três meses depois, e chega por correio na casa do aluno ou na sala do Escritório Internacional da UFJF.

Os alunos de chegada também devem, posteriormente, preencher um relatório pós-intercâmbio. Para isto, esta geração de intercambistas deve aguardar até março, quando será disponibilizado um modelo de relatório atualizado. Durante o intercâmbio a disciplina Piigrad I mantém ativo o acesso. Portanto, o aluno deve realizar suas matrículas do próximo semestre naturalmente pelo Siga, dentro dos prazos estabelecidos.

E se quiser ficar mais um semestre?

É a pergunta de muitos intercambistas. O programa de intercâmbio da UFJF permite que o aluno estenda o prazo em mais seis meses, desde que a instituição anfitriã esteja de acordo e o estudante mantenha bom desempenho acadêmico. Em caso de extensão de  prazo, ele deve solicitar pelo e-mail intercambio.sri@ufjf.edu.br formulário próprio. Basta preenchê-lo corretamente e encaminhá-lo novamente para o mesmo endereço, para análise do seu desempenho pela equipe de Relações Internacionais.

Intercâmbio UFJF 2016

Além do vínculo ao programa Ciências Sem Fronteiras, a UFJF tem seu próprio programa de intercâmbio, que oferece anualmente centenas de oportunidades de estudo no exterior. Em 2014, o Piigrad ofereceu 355 vagas, cem bolsas de até US$ 6,5 mil. O próximo edital já tem data marcada para a abertura das inscrições: entre 5 e 30 de outubro.

Confira mais informações na página Piigrad 2015, no qual se pode ler o último edital e acompanhar sobre as exigências e as regras do processo seletivo.

Outras informações: (32) 2102-3389 (Escritório Internacional UFJF)

UFJF International Office