Daniel Lana Foto Arquivo pessoal

Daniel Lana durante treinamento na Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica em Barbacena (Foto: Arquivo pessoal)

Aluno da Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica, durante o ensino médio, o candidato Daniel Ferreira Lana e Silva, 20 anos, de Barbacena, na Zona da Mata Mineira, resolveu não seguir a carreira militar e buscar uma vaga em Medicina. Após ser reprovado na edição 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), obteve a nota mais alta, em 2015, entre 44.473 inscritos, para ingresso nos dois campi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

“Seguir como militar não era a minha vontade. Com apoio da psicóloga do colégio, fiz teste vocacional e comecei a despertar o interesse pela área da medicina”, disse Daniel, que conseguiu 814,02 pontos no Enem 2014 – mais de 90 pontos do que na edição 2013, quando não foi classificado também em Medicina na UFJF.

O estudante conta que ficou surpreso com a pontuação, mas não com a aprovação. “Fiz o possível para conseguir a melhor nota, então estava com a expectativa da aprovação, mas não esperava que a nota fosse tão boa. Foi um momento de muita felicidade”, disse o novo estudante de Medicina, a qual exigiu dos candidatos nota igual ou superior a 798,62 pontos.

Quando tentou pela primeira vez entrar na UFJF, Silva não tinha ido bem em Redação. “Fui buscar um cursinho, e além dele, estudava diariamente em casa. Eu focava na minha maior dificuldade que era a Redação, e produzia duas semanalmente, seja com temas atuais ou de antigas edições da prova.” A estratégia deu certo, faltaram apenas 40 pontos para obter a nota máxima nessa etapa do exame, fez 960 de 1.000.

Sem cursinho

Outra candidata que obteve primeiro lugar, Laura Meireles Quinet de Andrade, conta que não fez cursinho para obter 793,3 pontos em Direito. Atribui à rigidez do ensino médio como responsável pela boa nota. “Sempre estudei em um colégio que cobrava muito dos alunos, e isso fez com que me esforçasse ainda mais para poder realizar uma boa prova”.

Laura não teve dúvida sobre qual curso seguir. “Desde pequena eu só pensei em fazer Direito, até mesmo por ter pessoas na mesma área na família.” Mesmo se decidindo rápido, Laura ainda pretende analisar sua escolha nos primeiros períodos da faculdade. “Procuro não criar muita expectativa agora no começo. Pretendo mais conhecer o curso e ver se é isso mesmo que eu quero”

Nota mil na Redação

O estudante Luiz Arthur Novais Haddad foi um dos 250 participantes do Enem 2014 que conseguiram tirar a nota máxima (1.000) na Redação. “Fazia cursinho fora do colégio uma vez por semana, e fazia redações no colégio duas vezes por semana. Isso me ajudou bastante”, conta Haddad sobre sua preparação para a prova.

Apesar da facilidade na escrita, optou por outra área: foi aprovado no Sisu para o curso de Engenharia Elétrica, com habilitação em Energia. Ele explica a escolha: “Meu pai é dessa área e tem bastante tempo que já me identifiquei com o curso, tenho alguns amigos que fazem, e eles sempre falavam que apesar de ser difícil, era um curso muito bom”. Aprovado com 726 pontos no Enem, já faz planos para quando começar a faculdade. “Eu pretendo estudar bastante, conseguir ser aprovado em tudo, quem sabe até conseguir uma bolsa.”

Outras informações: 0800-61 61 61 (Sisu)

(32) 2102-3911/ 3978/ 3979 (Central de Atendimento-UFJF)

Página do Sisu na UFJF

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud